A liberação do primeiro refém por volta das 10h já havia sido noticiada pelo Giro após circular em grupos de advogados e profissionais da Justiça
Marília
Presos liberam reféns na penitenciária de Lucélia
A Secretaria da Administração Penitenciária informa que hoje, 27, os três reféns foram liberados, sendo um por volta das 10h, outro às 11h20 e o último ao 12h.
Histórico:
A Secretaria da Administração Penitenciária informa que ontem (26), por volta das 9h, cinco Defensores Públicos chegaram à Penitenciária de Lucélia para realizarem atendimento aos presos da unidade. A direção informou aos defensores que não seria conveniente, por questão de segurança, entrar naquele momento nos pavilhões habitacionais pois os detentos estavam soltos no horário do banho de sol, porém, os defensores insistiram em entrar.
Por volta das 14h, ainda durante o banho de sol, os defensores entraram nos pavilhões três e quatro, e cerca de vinte minutos depois, os presos do local fizeram três defensores de reféns e começaram a quebrar as portas dos pavilhões a fim de liberar todos os presos.
Ressalvamos que quando foi iniciado o movimento subversivo todos os funcionários da unidade foram retirados do interior da carceragem.
Informamos ainda que o Grupo de Intervenção Rápida, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e estão nesse momento de prontidão ao lado de fora da unidade.
Salientamos que o diretor da penitenciária e o coordenador de unidades prisionais da região estão efetuando as negociações com os presos.
Esclarecemos que Defensores Públicos possuem acesso irrestrito as unidades penais e não podendo ser vedada sua entrada em qualquer estabelecimento prisional.