Marília - Uma campanha de prevenção de colisões traseiras lançada pela Entrevias, concessionária responsável pelo Contorno de Marília, inclui a região e divulga vídeos de acidentes (assista no final do texto).
O apelo da campanha é prevenção de casos na volta às aulas em trechos urbanos de rodovia, como é o contorno da cidade pela rodovia SP-333.
“O movimento mais intenso, especialmente nos horários de pico, exige que os motoristas redobrem a atenção e adotem medidas preventivas para garantir a segurança no trânsito.”
As imagens mostram desde casos em trechos com pouco movimento até colisão de caminhões em aclive ou pedágio. Casos indicam doses de falta de atenção de motoristas.
De acordo com Ariel Garavine, especialista em Segurança Viária da Entrevias, as colisões traseiras estão entre os acidentes mais comuns em períodos de maior circulação de veículos.
Em 2024 foram 482 colisões traseiras em todo o trecho, grande parte com sinais de falta de atenção do condutor. Em comparação a 2023, quando houve 294 ocorrências, houve um aumento de 64%. A maioria ocorreu em horários de pico.
Alerta contra acidentes
“Os principais fatores causadores desses acidentes são a falta de atenção dos condutores e o distanciamento inadequado entre os veículos. A maioria dos registros aponta pequena monta,
Segundo Ariel, manter uma distância segura dos veículos à frente é uma das atitudes fundamentais para evitar colisões traseiras. Estima-se que o tempo de percepção é de 1,5 segundo. Um veículo a 80 km/h anda aproximadamente 33 metros nesse tempo.
“Com o aumento do número de pais transportando filhos para as escolas, além de ônibus escolares e vans, o tráfego fica mais lento e sujeito a imprevistos.”
Outra dica é evitar distrações. O uso de celulares ao volante é uma das principais causas de acidentes. O respeito ao limite de velocidade é outra prática de destaque
Em trechos urbanos, orienta redução de velocidade para garantir maior controle do veículo. Usar sempre as setas é outra atitude simples e fundamental para reduzir o risco de acidentes. Veja abaixo os vídeos