A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou o fechamento emergencial da estação Ecológica de Marília, além da Estação e da Floresta Estadual em Assis.
As três unidades estão em lista com mais 77 áreas de conservação, pesquisa e visitação na região metropolitana e interior do estado.
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
O fechamento, que entra em vigor imediatamente, seguirá até o dia 12 de setembro e pode ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
Durante este período, as equipes da Fundação Florestal ficarão focadas em ações de prevenção, no monitoramento territorial e no combate aos incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.
A lista no centro-oeste paulista inclui ainda unidades em Paraguaçu, Piraju, Bauru e o Parque Estadual Rio do Peixe, que inclui cinco cidades na região de Presidente Prudente