A formação de uma área de instabilidade no interior do continente, associada à presença de um sistema de baixa pressão, aumentou a nebulosidade e ocorrência de chuvas e trovoadas sobre o estado de São Paulo, nesta sexta-feira (29/09).
O quadro é acompanhado por ventos um pouco mais fortes, com alertas de possibilidade de rajadas de até 60km nos estados do Sul e Mato Grosso, e com ventos de até 25km em Marília.
Nesta sexta-feira as temperaturas ficam entre 17º e 25º com sensação térmica de queda de temperatura agravada pelo vento. As temperaturas seguem semelhantes no final de semana com previsão de queda a partir da segunda-feira.
Toda a região Oeste do Estado enfrenta queda de temperatura e ventos com a previsão de chuvas mais à tarde e à noite, em quadro que deve ser intensificar com chuvas na manhã e todo o dia de sábado.
As chuvas, além de generalizadas, podem ser mais intensas ao longo do dia. No domingo (01/10), este sistema desloca-se gradativamente para o Rio de Janeiro, melhorando o tempo no interior do estado.
Na segunda-feira (02/10) novas áreas de instabilidades se formam a partir do oeste do estado paulista. Temperaturas em leve declínio a partir de sábado. Durante a próxima semana as mínimas podem chegar aos 12 graus.
Há previsão de tempestades isoladas no norte do MT, porção central de GO, SP, RJ e centro/sul de MG e do ES. O tempo deverá se manter estável apenas no nordeste da região Sudeste, com Sol e poucas nuvens.
Alerta de temporais e rajada de vento no interior do Estado, nos três estados do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.