Quatro motoristas foram flagrados nesta segunda-feira com anfetaminas, conhecidas como rebite, durante operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-153.
Os comprimidos são buscados por alguns condutores para afastar o sono e continuar dirigir por mais tempo, mas com perda de reflexos e capacidade de condução.
Ao todo foram 72 comprimidos apreendidos e os motoristas responderão por porte de droga para consumo, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).
Três motoristas tiveram que realizar o descanso obrigatório de 11h antes de seguir viagem e apenas um foi liberado imediatamente pois ficou provado que já havia feito regularmente. Para todos foram lavrados os devidos termos e liberados para responderem em liberdade.
Além dos comprimidos os policiais flagraram um condutor com porção de cocaína para consumo. Ele portava aproximadamente um grama da droga.
Alegou que havia consumido uma porção no dia anterior e que pretendia o consumo da outra para se manter acordado por mais tempo.
O caso foi descoberto em Guaiçara. Apesar de não apresentar sinais de efeitos da droga, o equipamento obrigatório que registra os períodos de descanso obrigatório estava irregular e ele foi obrigado a realizar o descanso de 11h antes de seguir viagem em segurança.
A equipe da PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência para que ele compareça perante o juiz quando solicitado. A porção foi apreendida e o motorista liberado para seguir viagem após o descanso.