Marília - Fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) interrompe viagem de uma carreta com 12 pneus irregulares em Marília. A abordagem aconteceu na sexta-feira na rodovia BR-153.
A abordagem mostrou que os pneus não tinham condições de uso por estarem sem as ranhuras em profundidade útil ou possuíam buracos.
A situação compromete a segurança de trânsito. O perigo era ainda maior na condição do fkagrante: o dia chuvoso e o piso estava molhado.
A carreta tinha veículo de tração, com 10 pneus, e o semirreboque, com 16, além do estepe obrigatório.
Os policiais retiveram o veículo até que o proprietário providenciasse a troca dos pneus comprometidos por outros em condições adequadas de uso.
A carreta transportava 40 toneladas de resíduos de madeira. Em caso de frenagem em piso molhada, havia maior o risco de aquaplanagem e acidente.
Os pneus em condições de adequados possuem sulcos na banda de rodagem que permitem a melhor aderência ao solo e, em caso de chuva, o escoamento da água.
O Código de Trânsito Brasileiro obriga tanto veículos de carga como de passeio a estar com os pneus em boas condições pois são itens essenciais na segurança viária.
Um indicador que está disponível a qualquer pessoa é o TWI, o qual mostra se a banda de rodagem já alcançou o desgaste limite.