Marília

Privatização da SP-333 recebe proposta bilionária com grupo dos EUA

Privatização da SP-333 recebe proposta bilionária com grupo dos EUA

Proposta bilionária vence concessão da rodovia SP-333
Governo anuncia valores de propostas para concessão da rodovia

O fundo Pátria Infraestrutura III, que representa grupo dos Estados Unidos no Brasil, apresentou a maior proposta pela concessão dos 570km de rodovias do lote Centro-Oeste, que inclui o trecho da SP-333 em Marília, com valor de R$ 1,3 bilhão de outorga.

As propostas foram abertas na sexta-feira em pregão na BM&FBOVESPA. O fundo apresentou a oferta de R$ 917,2 milhões para a primeira parcela da outorga.

A oferta representa ágio superior a 130% sobre o lance mínimo estabelecido pelo governo era de R$ 397 milhões.  A segunda licitante, Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. apresentou oferta de R$ 611 milhões, com ágio de 53,8%.

 A empresa vai fazer ainda o pagamento de uma segunda parcela, de R$ 397,2 milhões, que leva a uma outorga total de R$ 1,3 bilhão. A concessão da rodovia vai envolver ainda investimentos de R$ 3,9 bilhões para duplicação e modernização da rodovia.

Todo este investimento será remunerado pela exploração de praças de pedágio, incluindo duas em Marília: ao norte na divisa com Júlio Mesquita e a oeste na divisa com Echaporã.

A Comissão de Licitação irá marcar data para retomada da Sessão Pública de habilitação da empresa. A previsão é de que a assinatura do contrato de concessão com a licitante vencedora ocorra em até 60 dias.

O vencedor da licitação será responsável pela operação e administração do lote Rodovias do Centro Oeste Paulista por 30 anos. O lote engloba trechos de sete rodovias paulistas: SP-266; SP-294; SP-322; SP-328; SP-330; SP-333 e SP-351. D

o total de investimentos, R$ 1 bilhão será em obras de ampliação principal (duplicação de 200 quilômetros da SP-333 entre Florínea e Borborema, entre outras). Também estão previstos R$ 1,8 bilhão para a restauração de rodovias, R$ 516 milhões em equipamentos e sistemas, além de outros investimentos.

Parte da malha é atualmente operada pela Vianorte (Arteris) e na transferência da concessão haverá redução de 19%, em média, no valor das tarifas de pedágio já existentes; além de desconto de 5% nas tarifas para quem utilizar modo eletrônico de pagamento de pedágio.

A concessionária deverá equipar a rodovia com wi-fi (rede de dados sem fio) ao longo de toda a malha, a fim de levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito. As estradas serão totalmente monitoradas por câmeras.