Marília

Privatização de estrada confirma dois pedágios na cidade; veja locais

Privatização de estrada confirma dois pedágios na cidade; veja locais

O edital para concessão da rodovia SP_333, incluindo o trecho do Contorno de Marília, foi publicado neste sábado no Diário Oficial do governo estadual e confirma a implantação de dois novos pedágios próximos à cidade, mas vai deixar o acesso aos distritos, motéis e o Country livres do pagamento.

Os pedágios vão ficar em dois pontos antes de trevos de acesso a outras rodovias e cidade e devem gerar arrecadação para a empresa que assumir a concessão e também para a prefeitura de Marilia. As duas praças, que rendem arrecadação em ISS (Imposto Sobre Serviços), ficam no perímetro da cidade.

O pedágio que causou mais preocupação,  na entrada pela região norte da cidade, vai ficar no quilômetro 314, próximo a Júlio Mesquita e antes do trevo de acesso à BR-153 para quem sai de Marília. Ou seja, não atinge quem for aos distritos.

Vai penalizar moradores, representantes comerciais, pequenos produtores rurais de Mesquita, Álvaro de Carvalho e cidades que mantenham relações comerciais e de serviços em Marília.

O segundo pedágio a ser instalado vai ficar no km 554 e apesar de estar identificado como “Pedágio de Echaporã”, fica também no território de Marília. Será implantado dois quilômetros antes do trevo de acesso a Oscar Bressane e Lutécia.

O edital não define valores para o pedágio, que terá ainda inovações como preços flexíveis por horários e movimento na rodovia. As novas praças devem oferecer descontos a quem usar os sistemas eletrônicos de pagamento, um prêmio para as empresas que oferecem este serviço.

O trecho de Marília está em um lote com 570 quilômetros de extensão que  contempla ainda trechos das rodovias estaduais SP 266, SP 294, SP 322, SP 328, SP 330 e SP 351 e prevê a duplicação de 201 quilômetros da SP 333, entre Borborema e a divisa de São Paulo com o Paraná.

É a obra iniciada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e paralisada, embora o órgão diga que não foram abandonados. A empresa terá que concluir o serviço.

O prazo da concessão será de 30 anos e os investimentos necessários, que deverão ser realizados ao longo de todo este período, são de aproximadamente R$ 3,9 bilhões. Além de Marília, a concessão abrangerá os municípios de Florínea, Pedrinhas Paulista, Cruzália, Tarumã, Assis, Platina, Echaporã, Júlio Mesquita, Guarantã, Cafelândia, Pongaí, Uru, Novo Horizonte, Borborema, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Pontal, Pitangueiras, Viradouro, Bebedouro, Jardinópolis, Sales Oliveira, Orlândia, São Joaquim da Barra, Guará, Ituverava, Buritizal, Aramina e Igarapava.

Poderão participar da concorrência internacional empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar – isoladamente ou em consórcio.