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Procon de Marília divulga orientações para casos de problemas com PIX

Procon de Marília divulga orientações para casos de problemas com PIX

O Procon de Marília divulgou um novo pacote de orientações para ajudar consumidores a resolver problemas em pagamentos e uso do PIX, um sistema de transferência de recursos.

O PIX pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Os problemas podem envolver desde pagamentos com destinatários errados até os casos de golpes, em que é preciso levar o caso à polícia.

O guia integra o programa Séries, que promove orientações gerais sobre alguns dos temas mais polêmicos e com maior volume de dúvidas no setor.

Veja abaixo as dicas

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "...4G 12:00 am $ MobileBanking Customierip Mobile Banking PRO Passiord MARÍLIA PIX O QUE É? LOGIN Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. PROJETO SÉRIES: 3-PIX"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "PIX enviado errado, tem jeito? TEM! De acordo com a Resolução 001/2000 do Banco Central do Brasil, existe a possibilidade de questionar e cancelar envio, mas para isso, precisamos observar alguns passos. PRO MARÍLIA PROJETO SÉRIES: 3-PIX"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "A CONCILIAÇÃO O consumidor entra em contato com O recebedor do PIX, explica a situação e o dinheiro é devolvido. PRO CON MARÍLIA PROJETO SÉRIES: 3- 3 PIX"

Pode ser uma imagem de texto que diz "Caso não haja a conciliação ou o consumidor não tenha a possibilidade de emitir contato com o recebedor, passamos às outras possibilidades Esta etapa é um pouco mais trabalhosa e necessita de empenho por parte do consumidor MARÍLIA Ela vem dividida em 03 etapas: PROJETO SÉRIES:3 -PIX"

Pode ser uma imagem de texto que diz "e Etapa 01: Consumidor deve fazer contato com o SEU BANCO informar ocorrencia que questiona. Deve informar, data, horário valor, além do destino da transação. e PRO MARÍLIA PROJETO SÉRIES: PIX o IMPORTANTE: Anote número de PROTOCOLO da reclamação"

Pode ser uma imagem de texto que diz "e Etapa 02: Consumidor deve fazer contato com o BANCO QUE RECEBEU A TRANSFERÊNCIA informar a ocorrencia que questiona. Deve informar, data, horário valor, além dos dados que possuir do titular destino da transação. e PRO MARÍLIA PROJETO SÉRIES: PIX IMPORTANTE Anote o número de PROTOCOLO da reclamação"

Pode ser uma imagem de texto que diz "PRO MARÍLIA Etapa 03: É necessário realizar reclamação também junto ouvidoria do Banco Central do Brasil, agência reguladora que fiscaliza atuação das Instituições Bancárias brasileiras, pelo telefone 145. IMPORTANTE: Será registrado NOVO NÚMERO de protocolo BANCO CENTRAL DO BRASIL PROJETO:3PX SÉRIES:3 PIX"

Pode ser uma imagem de texto que diz "PRO CON MARÍLIA PROJETO SÉRIES: -PIX PRAZO Em se tratando de serviços regulados, o prazo para análise e resolução é de até 10 dias corridos, contados da data de abertura do protocolo de reclamação."

Pode ser uma imagem de óculos e texto que diz "PRO CON MARÍLIA Em caso de fraude, consumidor também deverá registrar a ocorrência junto a Delegacia de Policia mais próximo de sua residência PROJETOÉ:3X SÉRIES:3 PROJETO"

Pode ser uma imagem de texto que diz "FALE CONOSCO 14. 98108.0624 PRO CON MARÍLIA 14. 3402.2466 procon@marilia.sp.gov.br procon@marilia.sp Av. das Industrias, 294"