O Procon de Marília realizou 3.751 atendimentos no mês de julho, dos quais 1.263 foram queixas de consumidores e apontou solução em 92% dos casos. Os dados estão em baçanço divulgado pelo órgão nesta terça-feira.
Os números computados referem-se a consultas e reclamações realizadas de forma presencial no Procon, por telefone e também por cartas. Das 1.263 reclamações registradas, 1.158 foram solucionadas no próprio Procon e apenas 105 (8% do total) viram processo administrativo ou foram encaminhadas à justiça, dependendo do caso.
“Marília tem se destacado, em âmbito regional, como polo no que tange ao padrão de atendimento ao consumidor. Esta conquista foi alcançada graças ao empenho dos colaboradores do Procon municipal e principalmente da classe consumidora da Sociedade Civil Organizada”, disse Guilherme Moraes, coordenador do serviço.
O órgão atende consultas e reclamações nas áreas de Alimentos, Assuntos Financeiros (cartão de crédito, bancos, empréstimos), Fiscalização, Habitação, Produtos (móveis, automóveis, eletrodomésticos, celulares), Saúde (planos de saúde), Serviços Essenciais (água, energia elétrica, telefonia fixa e móvel, internet) e Serviços Privados (cursos diversos, aulas de dança, etc) e Extra (que não pertencem ao Procon e são encaminhados a outros órgãos).
Moraes disse que o número de atendimentos reflete “angústia do consumidor frente ao mercado de consumo, que tem se tornado cada vez mais hostil e insensível às boas práticas”.
O Procon de Marília fica na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O telefone é (14) 3401-2466.