Marília

Procurador de Marília é promovido por mérito para atuar em Tribunal

Procurador de Marília é promovido por mérito para atuar em Tribunal

O procurador federal em Marília Célio Vieira da Silva foi promovido por mérito para ocupar função de Procurador Regional da República na 1ª Região, que envolve o Distrito Federal e mais 13 estados do Norte e Nordeste do país.

A procuradoria regional atua nos casos de segunda instância. Ou seja, caso assuma o novo posto o procurador passa a atuar em casos junto ao Tribunal Regional Federal, incluindo processos de políticos com foro privilegiado, como deputados estaduais, além de cuidar da fase de recursos de grandes processos federais.

O impacto e tamanho dos processos não seria m novidade. O procurador desenvolveu um trabalho de sucesso na cidade e região em casos de repercussão estadual e nacional.

Célio Vieira da Silva foi o responsável pelas denúncias e investigação dos crimes revelados pela Operação Oeste, que prendeu advogados, policiais federais e estaduais e empresários em esquemas de corrupção, extorsão e formação de quadrilha.

O procurador atuou ainda com investigação de problemas com compra e fornecimentos de remédios pelo SUS e fraudes no pagamento do bolsa família. Mais recentemente foi responsável pela acusação em processo que provocou a condenação do ex-deputado estadual Joseph Zuza em caso de sonegação fiscal.

A justiça acabou decretando a prescrição do crime – fim do prazo legal para que haja punição do crime, mas o procurador recorreu para reverter a decisão.

Célio Vieira da Silva foi indicado para ocupar a quinta vaga em sete abertas para promoção na Procuradoria da República. Das sete, quatro vagas foram destinadas a promoção por merecimento e Célio Vieira da Silva recebeu a terceira.

Foi indicado em lista tríplice e escolhido pelo procurador relator do processo de promoções Eitel Santiago de Brito Pereira, do Conselho do Ministério Público Federal. O Giro tentou falar com o procurador em Marília mas não conseguiu contato.