Marília

Procuradora nascida em Vera Cruz recebe maior honraria da PM por atuação no MPT de Araçatuba

Procuradora nascida em Vera Cruz recebe maior honraria da PM por atuação no MPT de Araçatuba

A procuradora Ana Raquel Machado Bueno de Moraes, natural de Vera Cruz, que atua no Ministério Público do Trabalho em Araçatuba recebeu nesta quinta-feira em São Paulo a Medalha brigadeiro Tobias, a maior honraria oferecida pela Polícia Militar do Estado.

A medalha, instituída por lei em 1965, reconhece profissionais ou personalidades de destaque em sua atuação com efeitos para suporte aos serviços de segurança e atividades da PM no Estado. Receber a honraria não é pouco.

A solenidade marca ainda os 191 anos de fundação da Polícia Militar, que iniciou sua atividade como Força Pública por iniciativa do Brigadeiro Tobias de Aguiar, patrono da instituição.

Ana Raquel passou no concurso para o MPT em 2010, quando iniciou atuação integrada com apoio a serviços de segurança e outras áreas. A partir de 2013, com sua transferência para Araçatuba, levou para aquela cidade e região as iniciativas que transformaram atendimentos do MPT em suporte para serviços de segurança.

A atuação do MPT permite a destinação de verbas decorrentes de multas provocadas pelo não cumprimento de obrigações de Termo de Ajuste de Conduta ou de Ações Civis Públicas para ações/projetos voltados para a sociedade, dentre os quais o fortalecimento da segurança pública.

Em relação à Polícia Militar na região de Araçatuba, além de parcerias relacionadas a projetos voltados para o combate do trabalho infantil, a atuação do MPT também permitiu a destinação de valores de multa para o melhor aparelhamento do Corpo de Bombeiros, BAEP e Canil

As medidas a partir da atuação junto à Justiça do Trabalho vão além da segurança. Recursos obtidos em ações judiciais, convênios ou condenações são transformados também em projetos de assistência social, educação e qualificação profissional.

“Essa integração entre as instituições é muito importante no processo de transformação da realidade social no país”, disse a procuradora após a entrega.

A decisão de concessão da medalha passa por uma comissão especial na PM e foi comunicada à procuradora em ofício do comandante Geral da PM, o Coronel Ronaldo Miguel Vieira.

A entrega feita em solenidade nesta manhã na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, centro de formação de oficiais, cursos e qualificação da PM, no bairro do Tucuruvi em São Paulo.

Ana Raquel é formada pelo Univem. Entrou na faculdade de Direito em 1997 e concluiu a graduação em 2022.

Casada com o Analista do MP Ataliba Monteiro de Moraes Filho, tem dois filhos, Miguel e Lucas.