Marília

Professor da Famema faz conferência em evento internacional de cardiologia

Professor da Famema faz conferência em evento internacional de cardiologia

O assistente de ensino da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), João Saes Braga, fez em São Paulo uma conferência no 11º Congresso do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, considerado o maior Congresso de Imagem Cardiovascular do Brasil.

O encontro contou com especialistas nacionais e internacionais da Cardiologia. O médico de Marília participou na seção de cardiomiopatias e abordou o tema “Ecocardiograma na Anemia Falciforme”. 

Cardiomiopatias são doenças que atingem o músculo cardíaco e causam alterações na função do coração. A anemia falciforme é uma delas, hematológica, genética, hereditária, muito prevalente no Brasil.

O diagnóstico habitualmente é feito pela triagem neonatal (‘teste do pezinho’) e, nos demais casos, é possível estabelecê-la a partir da eletroforese de hemoglobina.

A doença se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos. 

“Nas últimas décadas, com o importante aumento da sobrevida das pessoas com doença falciforme é que se tem percebido maior prevalência das manifestações cardiológicas da doença: aumento das câmaras cardíacas, elevação da pressão nos pulmões (hipertensão pulmonar) e a insuficiência cardíaca diastólica”, explica o professor.

João Braga destacou ainda que o Hemocentro do HCFAMEMA é o centro especializado e referência regional no diagnóstico e tratamento dessa enfermidade e o ecocardiograma é o melhor e mais adequado exame para avaliação e acompanhamento cardiológico desses pacientes.

A técnica permite maior praticidade, baixo custo, ausência de riscos associados e elevada eficiência para o diagnóstico.