Marília

Professor de Marília integra Comissão de Avaliação de Escolas Médicas do MEC

Professor de Marília integra Comissão de Avaliação de Escolas Médicas do MEC

O docente e chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina de Marília, Ricardo Komatsu, passou a integrar a Comissão de Acompanhamentoe Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), SESU/MEC (Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação).

O convite ao docente da Famema foi oficializado pelo Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Sílvio Cecchi.

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas possui como finalidade monitorar e acompanhar a implantação e a oferta satisfatória dos cursos de graduação em Medicina, a fim de garantir a expansão de novos cursos com qualidade, e desempenha importante papel no processo regulatório dos cursos.

As ações da CAMEM visam garantir o atendimento de parte dos eixos estruturantes do Programa Mais Médicos, em cumprimento aos objetivos previstos.

Em que pese o aumento de vagas em cursos de medicina, a autorização para oferta de cursos de medicina obedece a uma regulação educacional específica, e conta também com a publicação de chamamentos públicos às instituições de educação superior interessadas em se habilitar para atuação nas regiões que apresentem vulnerabilidade social, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Os novos integrantes da CAMEM estarão reunidos com a Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação do MEC no próximo dia 13, em Brasília, para um encontro de alinhamento e para o desenvolvimento das atividades da Comissão. Além de docente, Komatsu atua como coordenador do Polo Famema da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.