Marília

Professor Galdino da Unimar: Milhares de vidas impactadas em 25 anos de carreira

Professor Galdino da Unimar: Milhares de vidas impactadas em 25 anos de carreira

Milhares de profissionais construíram sua carreira com o conhecimento adquirido nas aulas do professor Galdino Luiz Ramos Júnior, referência em Direito Civil e Processual em Marília e região. Há 25 anos no time de professores do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar), o advogado leva sua expertise para os alunos da graduação, mestrado e doutorado.

A trajetória do professor Galdino da Unimar é cheia de conquistas e momentos marcantes, refletindo a sua dedicação, conhecimento e paixão pela educação.

Formado em Direito no ano de 1995 pela Faculdade de Direito de Marília, o professor Galdino começou a atuar imediatamente após a conclusão do curso. Trabalhou em São Paulo, onde adquiriu experiência e conquistou passo a passo a credibilidade necessária para atuar na advocacia.

Em 2000, ao concluir o mestrado em Direito na Universidade de Marília, descobriu sua verdadeira vocação para o ensino.

“Eu sentia uma inspiração para ensinar. Venho de uma família de professores com minha avó Dilma, minha mãe Heloísa e meu bisavô Arnaldo, e eu acredito que nasci com essa vontade e respeito por uma profissão que, ao meu ver, é a mais bonita de todos. Na Universidade de Marília eu me achei. Comecei como docente na Fundação Educacional do Município de Assis, sendo o primeiro professor concursado para o curso de Direito, mas na primeira oportunidade vim para a Universidade que leva o nome da minha querida cidade Marília, e lá comecei a me desenvolver como professor”, conta.

O professor Galdino da Unimar conta que começou sua jornada acadêmica ensinando Introdução ao Estudo do Direito, mas foi no Direito Civil que encontrou sua grande paixão.

“Na Universidade de Marília conheci milhares de pessoas entre jovens, adultos e pessoas idosas que na terceira idade também foram aos bancos acadêmicos. E nessa posição, eu vou me construindo também como profissional, exercendo com plenitude os meus ideais de ser humano comprometido com valores e uma abordagem que vai além da legislação e da doutrina, focando também em conceitos éticos e morais, essenciais para a formação de profissionais íntegros e cidadãos conscientes”, destaca.

Além disso, o Prof. Galdino é conhecido por ser um dos pilares da transformação educacional do Direito, trazendo inovação para suas aulas com o uso de músicas, principalmente o samba, tornando o aprendizado mais leve e acessível. O doutorado defendido em 2020 demonstra essa integração. Com uma abordagem inovadora trouxe a pesquisa intitulada

“O samba de enredo carioca como possibilidade pluralista de exercício da democracia deliberativa”, orientada pelo docente e procurador da república, Dr. Jefferson Aparecido Dias. A pesquisa destacou seu compromisso com a pluralidade e a democracia.

Dentro do time da Unimar, o Professor Galdino Luiz Ramos Júnior se destaca como um grande entusiasta de ações que promovem a transformação social. Sempre presente no Trote Solidário da Universidade, que é um mutirão da cidadania para a revitalização e criação de ambientes escolares que vão auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

E, além de contribuir diretamente para essas causas, o professor engaja seus alunos em projetos de cidadania e transformação social, formando não apenas profissionais de Direito, mas também cidadãos comprometidos com a melhoria da sociedade.

Durante a pandemia, lançou o projeto “Samba do Gal” no curso de Direito da Unimar com a intenção de unir conhecimento e solidariedade em tempos difíceis. O projeto inovador combinou aulas de Direito com apresentações de samba e sertanejo, oferecendo aos acadêmicos um ambiente acolhedor e dinâmico.

O sucesso foi tanto que, em sua quarta edição, o evento foi realizado de forma híbrida e dedicado às mulheres, com a participação da Pró-reitora Fernanda Mesquita Serva.

Na quinta edição o Samba do Gal foi ampliada para o ginásio da Unimar devido à alta demanda, reunindo toda a comunidade acadêmica. Em todas as edições, o projeto arrecadou itens para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com  alimentos e produtos de higiene, promovendo um verdadeiro abraço solidário e fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade.

Um novo desafio

Celebrando 25 anos de docência, o Prof. Galdino agora se sente preparado para um novo desafio. “Ao lembrar de toda minha trajetória, sinto a força que me impulsiona para uma nova batalha. Estou pronto para retribuir à comunidade que me acolheu, levando meus valores e crenças para toda a cidade de Marília.  Com a força dos meus alunos, com a força dos meus parceiros, com a força de todos aqueles que passaram por minha vida,  estou pronto para ajudar no crescimento da minha querida cidade”, diz.