Professores de 4º ano e coordenadores de todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Marília participaram de dois dias de Alfabetização Matemática em programa de fortmação cotinuada oferecida pela rede municipal.
Segundo as Supervisoras Escolares Rita Borguetti e Daniela Rigoldi, essa é uma ação projetada a partir das dificuldades matemáticas apresentadas pelos alunos de 4º ano na Avaliação Externa/SAREM (Sistema Municipal de Rendimento Escolar de Marília) aplicada no mês de julho.
O projheto permite revisitar práticas pedagógicas importantes para a alfabetização matemática e ampliar os estudos acerca de conceitos imprescindíveis para a educação integral dos alunos, estão sendo abordados aspectos teórico-práticos voltados ao pensamento numérico, às operações matemáticas fundamentais, à diversidade de problemas e de propostas de atividades lúdicas e desafiadoras.
A formação continuada vem sendo oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho, sendo um encontro mensal de cinco horas desenvolvido ao longo do segundo semestre letivo pelas Assistentes Técnicas Luciane Panes e Roselaine Dilelli e pelo Assessor Especial da Secretaria Municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão.
Os encontros formativos têm envolvido 84 participantes, sendo-lhes oportunizados sessões de formação que proporcionaram momentos de rica reflexão sobre a prática docente, favorecendo a socialização de saberes.
“Os encontros são extremamente produtivos. O foco de estudo em uma habilidade e a demonstração magistral das formadoras com a introdução de conceitos a partir de atividades práticas muito bem explanadas e exploradas agregam muito à nossa formação. Um curso desse nível realmente ajuda demais e impacta positivamente o trabalho em sala de aula”, afirmou o cursista Vinicius Matias Rodrigues Manoel, professor da EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”.