Marília

Programa Bem-Estar destaca epidemia de Marília na Globo

Programa destaca nível de epidemia em Marília – Foto: Reprodução
Programa destaca nível de epidemia em Marília – Foto: Reprodução

O programa Bem-Estar, de visibilidade nacional, exibido todas as manhãs pela Rede Globo apresentou nesta terça-feira (24) um especial sobre dengue e deu destaque ao vivo para falar das mortes, evolução dos casos e estado de emergência em Marília.

O programa, que leva médicos especialistas para falar de diferentes cuidados com a saúde e bem-estar, reuniu dois infectologistas para explicar a doença, suas várias formas, os riscos e prevenção.

As informações sobre Marília renderam um quadro dentro desta proposta, um relato que a apresentadora Mariana Ferrão chamou de “impressionante”.

A repórter Sandra Fonseca, da TV Tem, retransmissora da Globo na região, entrou ao vivo direto de uma unidade básica de saúde lotada, onde tenda foi montada para abrigar o excesso de pacientes.

O programa apresentou os números oficiais de casos da doença – 4.000 – e de mortes – nove pessoas, algumas delas não tiveram identidades reveladas -. Enquanto a jornalista falava, um paciente em maca do Samu passou pela unidade, revelado a gravidade dos casos.

O programa afirmou ainda que a dengue é um problema em todo o país e que o mosquito mostra alto grau de adaptação, inclusive com reprodução em água suja, o que não ocorria até algum tempo atrás.

Segundo o programa, muitos casos são assintomáticos e muitos pacientes nem notificam sua contaminação.  O Bem-Estar orientou pacientes com a doença e suspeitas a ingerir muita água, pelo menos quatro litros por dia.

Não há remédios contra a dengue. Os pacientes recebem analgésicos para conter sintomas, como as dores no corpo e febre. E devem evitar antiinflamatórios e analgésicos com ácido acetilsalicílico, o AAS, presenta na aspirina. Estes medicamentos podem agravar os efeitos da doença.