Marília

Programa de Marília para diagnóstico precoce de câncer capacita equipes de Assis

Programa de Marília para diagnóstico precoce de câncer capacita equipes de Assis

O Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas, de prevenção e enfrentamento a casos de câncer em público infantil juvenil na Santa casa de Marília, recebeu equipes de profissionais de Assis para um curso de capacitação e multiplicação de operadores das medidas.

O curso foi coordenado pela médica da Oncologia Pediátrica da Santa Casa, Renata Trinca, com carga horária de seis horas e recebeu 77 profissionais.

Participaram ainda equipes de cidades próximas a Assis em ação que une o hospital, a Secretaria da Saúde de Assis e uma faculdade daquela cidade. 

Além de profissionais de nível médio, a capacitação já atingiu estudantes de medicina e enfermagem de Assis e região, repetindo iniciativa que já havia sido adotada na rede básica e cursos de Marília. 

O programa é desenvolvido com apoio dos recursos da campanha anual McDia Feliz.  E segundo a médica Renata Trinca, além de permitir a capacitação, a iniciativa busca redução da mortalidade por câncer de crianças e adolescentes. 

“Buscamos ainda ampliar o número de profissionais de saúde e estudantes capacitados para atingir o maior número de crianças e adolescentes assistidos pelo programa”, enfatizou.

Para a secretária municipal da Saúde de Assis, Cristiani Silvério de Andrade Bussinati, a parceria com a Santa Casa é de fundamental importância. 

“No primeiro encontro participaram médicos e enfermeiros e neste segundo encontro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, profissionais de saúde atuantes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, explicou.