Marília - O novo programa de alimentação em escolas da rede municipal promete merenda escolar com 50 itens de alimentos com carne todos os dias para 18 mil alunos em Marilia.
A lista inclui feijão-preto, grão-de-bico e ervilha seca (leguminosas); amêndoa, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes e uva-passa (oleaginosas).
Prevê ainda cereal de milho, aveia em flocos e macarrão penne (cereais e grãos especiais). Haverá mais de 20 itens para uma refeição balanceada e inclusiva, de acordo com o projeto.
O roteiro prevê ainda produtos sem lactose, sem glúten e veganos e proteína, com carne branca ou vermelha, todos os dias.
O novo cardápio deve chegar aos estudantes a partir de março. O programa terá supervisão de equipe de nutricionistas que atende a rede municipal de ensino.
A prefeitura apresentou o programa em grande evento político com 400 pessoas no Teatro Municipal, especialmente assessores e autoridades da administração e da Câmara.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a alimentação vai receber investimentos de R$ 2 milhões para ampliar a variedade de produtos.
Além da alimentação, a prefeitura apresentou medidas administrativas como jornada especial dos professores. Anunciou uma hora de almoço para os docentes das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) que atuam em período integral.
“Os nossos alunos terão todas as condições para uma boa aprendizagem, com refeições diárias e que apresentam uma grande variedade de frutas, verduras e legumes”, destacou.
A secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro, disse que a diversidade contribui para o desenvolvimento escolar dos alunos.
A rede municipal de educação de Marília conta com cerca de 18 mil alunos, matriculados em 19 Emefs, duas Emefeis, 40 Emeis.