Marília

Programa do Rotary divulga informação contra violência no trânsito

Programa do Rotary divulga informação contra violência no trânsito

Um projeto de conscientização e divulgação de informações sobre segurança no trânsito está levando palestras com especialista a diferentes públicos da cidade. Hoje o encontro vai orientar adolescentes e adultos em diferentes períodos de atividades do Senai.

O programa é desenvolvido pelo Rotary Club de Marília Coroados com palestras do especialista em legislação de trânsito Marcos Farto. Na semana passada, a palestra foi promovida na empresa Hidrossol, localizada no distrito de Lácio, e também na Etec Man (Escola Técnica Monsenhor Antônio Magliano), em Garça (35 km de Marília)

O tema é sempre a direção segura e a sua relação direta com o respeito à legislação e o combate aos principais vilões do trânsito, como o consumo de álcool, manobras irregulares e desatenção aos equipamentos obrigatórios de segurança.

“Adequamos a linguagem para o ambiente e o perfil do público. Temos levado informação para pessoas que ainda vão se habilitar, pessoas que estão em processo de habilitação e outros que já têm a CNH. A proposta é envolver a todos pois o trânsito não é só dos que possuem carteira de habilitação”, explica farto.

Além de causa de morte em larga escala, os acidentes são também fator de afastamento do trabalho ou invalidez permanente. A ocorrência é apenas o início de uma série de transtornos, que podem ser desdobrar de várias formas.

No mundo, por dia mais de 3,6 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito. No Brasil, o índice chega a ultrapassar a marca de 170 mortes/dia. “É praticamente uma epidemia sem controle, ou melhor, o controle está simplesmente ligado à educação e à fiscalização”, aponta Farto. 

Segundo dados consolidados do Ministério da Saúde, somente em 2012 mais de 350 mil pessoas ficaram com alguma deficiência em função de acidentes. Destas, 254 mil eram motociclistas.

O presidente do Rotary Club de Marília Coroados, João Augusto de Oliveira Filho, parabenizou Farto pelo engajamento e reiterou a preocupação do clube com ações concretas. “Nossa motivação é a comunidade. Ficamos muito felizes por ter, entre as iniciativas do clube, as instruções proporcionadas pelo companheiro Farto.”