Marília

Projeção com inverno e seca já inclui região de Marília em riscos para queimadas

Projeção com inverno e seca já inclui região de Marília em riscos para queimadas

Cidades e propriedade3s próximas a Marília aparecem em situação de destaques na avaliação de riscos de queimadas em análise de sistemas federais da operação estadual de prevenção a incêndios.

O mapa de projeção de riscos para esta segunda-feira aponta uma grande área do noroeste paulista como região com potencial de perigo e inclui áreas próximas a Marília.

No domingo, a Operação SP Sem Fogo, do governo do Estado, divulgou um alerta para a possibilidade do aumento das queimadas em razão do clima mais seco.

As temperaturas em queda e a baixa umidade relativa do ar nos últimos dias no Estado estão entre os fatores que podem aumentar a ocorrência de incêndios florestais.

O clima seco resseca as folhas e favorece a propagação de queimadas, que destroem a vegetação e causam a morte de animais silvestres.

Além disso, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo e oferecem risco de queimaduras, acidentes com vítimas, e problemas de saúde na população.

No sábado o sistema já apontava cidades como Lins e Dracena, além das regiões de Rio Preto e Franca, nas áreas de risco.

Sem chuva, o mapa do perigo mostra pontos em destaque em áreas ainda mais próximas de Marília nesta segunda-feira.

Segundo o governo do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística monitora as áreas com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No último ano, mais de 90% dos focos de incêndio foram causados por ações humanas evitáveis, segundo a operação. 

Denúncias sobre queimadas podem ser feitas diretamente à Polícia Militar Ambiental ou Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193.