Um trabalho científico da estudante Giovana Irikura Cardoso da 4ª série do curso de Medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) ficou em primeiro lugar no XLI Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Giovana apresentou a pesquisa “Follow-up distress in patients undergoing partial thyroidectomy for thyroid câncer: a descriptive cohort study”, estudo de acompanhamento a pacientes submetidos a cirurgia em tratamento de câncer de tireóide.
Envolve cirurgias realizadas no período de 2015 a 2021 e 782 pacientes em São Paulo, com a avaliação retrospectiva dos prontuários médicos. Conquistou o primeiro lugar na categoria Prêmios Científicos – Oswaldo Cruz Surgical Award, uma das quatro oferecidas pelo evento.
“Foi um grande desafio e só tenho a agradecer por todo apoio especialmente do meu orientador, professor-doutor Flávio Hojaij, e dos meus colegas de pesquisa Gustavo Boog e João Mahler. Que a pesquisa seja sempre incentivada e valorizada”, comentou a estudante da Famema, Giovana Irikura.
O COMU AWARDS é um programa de premiação de trabalhos científicos aberto a alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
Os estudantes têm a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e serem avaliados por pesquisadores e professores renomados da Faculdade de Medicina da USP e de todo o país.
O Congresso Médico Universitário da FMUSP – COMU é organizado anualmente desde 1982 por alunos do Departamento Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com o objetivo de promover a congregação científica, cultural e social de profissionais e acadêmicos das diversas áreas da saúde.
O COMU envolveu ampla programação composta por cursos, workshops, apresentação de trabalhos científicos e palestras. Em 2022, o COMU contou com mais de 30 cursos e 20 workshops distribuídos entre os 4 módulos do congresso.