Marília - Projeto da Secretaria Municipal da Saúde apresentado nesta terça-feira doa ao governo do Estado uma área de 26 mil metros quadrados para instalação do AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) e a pasta mostra maquete do futuro ‘mini-hospital’.
A expectativa é que a obra possa estar pronta em pouco mais de um ano, mas os prazos dependem do trâmite e dos investimentos do governo do Estado.
Além da área, a prefeitura deve investir na urbanização e infraestrutura até o local, como vias de acesso. Para isso, tem até autorização para usar recursos de empréstimo junto ao Banco do Brasil. O terreno fica em Lácio.
A solenidade teve ainda apresentação de imagens com projeção da maquete virtual de implantação do ambulatório.
A Saúde não divulgou detalhes do projeto ou outras questões de gestão, como a possível terceirização de administração do serviço, como acontece em Ribeirão Preto.
Maior unidade da rede de AMEs – são mais de 60 no Estado -, o ambulatório de Ribeirão está sob gestão da Santa Casa de Franca.
Ele foi inaugurado em 2023 com 25 consultórios médicos, quatro salas cirúrgicas, pelo menos dez salas para exames e um laboratório de coleta.
Projeto doa área
O próximo passo de Marília é encaminhar a proposta à Câmara de Marília que precisa autorizar a doação com definição dos requisitos de implantação do serviço.
“O AME de Marília terá o mesmo padrão de grandes centros urbanos, como é em Ribeirão Preto. Será um mini-hospital, que vai atender diversas especialidades médicas e realizar pequenas cirurgias”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou que a construção do AME era um antigo sonho dos marilienses.
“No final do último mês, tivemos reuniões em São Paulo com as equipes técnicas do setor de obras e de planejamento para definir detalhes do AME em Marília. O governador Tarcísio de Freitas quer inaugurar a obra em abril do próximo ano”, disse a secretária.
A diretora regional de Saúde, Célia Maria Marafiotti Netto, destacou projeto de um ambulatório completo para atuar como referência ´para 19 municípios da região.