Marília

Projeto Semear inaugura sede, amplia serviços e tem novos desafios

Projeto Semear inaugura sede, amplia serviços e tem novos desafios

O Projeto Semear, um dos mais inovadores programas de atendimento social em Marília, inaugurou neste domingo sua nova sede com prédio próprio que vai ampliar capacidade de atendimento, oferecer mais serviços, integrar famílias e ampliar um modelo de acolhimento social de muito sucesso.

Inovador pelo modelo de serviços oferecidos, pela forma de envolvimento dos voluntários e pela relação com a comunidade, o projeto Semear

O projeto Semear surgiu em 2011 como suporte para outras atividades de atendimento, como a “Comunidade Eurípides Barsanulfo” em Marília e a instituição “Cantinho Feliz” em Vera Cruz. 

Em 2013 os voluntários passaram a atuar aos domingos das 9h às 12h com oferta de café da manhã e contação de histórias para 15 crianças na casa de Sandra e Élcio, dois voluntários que já desenvolviam projeto com as crianças, procuraram o projeto em busca de livros e ganharam muito mais..

O projeto foi levado para a garagem da casa com 15 crianças, passou ao quintal com m dezenas de atendidos e chega à nova casa com previsão inicial de 150 crianças e adolescentes. Pode passar dos 200.

O prédio terá 514,98m², com custo de R$1600 por metro quadrado. Ocupa dois terrenos comprados em sociedade com o Núcleo Espírita Amor e Paz. Foi desenvolvido com projeto e apoio de voluntários, como o Tauste Ação Social, o arquiteto Maurício Rezende, o representante comercial Tadaumi Tachibana, o Tadau e o grupo de voluntários Amigos do Bar.

Segundo a presidente da ONG, Sônia Mara Mattar, a conclusão da obra concretiza um grande sonho mas há novos desafios.

“O desafio agora é a manutenção, a evolução dos serviços, o acolhimento às 150 crianças, as aulas no contra turno escolar com educação, cultura, esportes e muito mais.”

O projeto oferece diferentes formas de participação de voluntários com doações pela programa da Nota Fiscal Paulista, assinatura em projetos de compras (clique aqui) e outras formas de doação.

Antonio Ruano Filho, do Núcleo Espírita Amor e Paz, destacou que o projeto oferece atendimento muito identificado com os propóritos do NEAP, que também deve usar o prédio para reuniões semanais, palestras e outras atividades voltadas para a comunidade.

O juiz do Trabalho e voluntário Breno Ortiz Tavares Costa, disse que o projeto acumula histórias de sucesso e prevê muitas mais com a nova estrutura.

“Nós estamos crianças atendidas que estão em faculdades em diferentes áreas, que estão retornando como professores, que são revelações em esportes, mas acima de tudo dezenas de crianças que descobrem leitura, cultura, arte, inspiração. São muitas histórias de sucesso.”

A primeira secretária Valéria de Oliveira evangelista, disse que além de comemorar a inauguração foi um momento de agradecer.

“Sentimento de gratidão para todos os voluntários, todos os participantes, as autoridades, todos os colaboradores, os moradores, a Sandra, mas especialmente às mães e as crianças que confiam e acreditam no projeto.”

Guilherme Cunha, diretor do programa Tauste Ação Social, explicou qoe o grupo Tauste Supermercado acompanha o projeto desde o surgimento. Em 2017 a campanha Panetone Solidário foi totalmente revertida para a entidade nas duas lojas da cidade, mas destacou que a sede e o sucesso são resultados de esforços conjuntos.

“Era um sonho que parecia muito grande, está aqui. E é uma conquista dos voluntários de todos os apoiadores, de todas as famílias que participam. Para o Tauste Ação Social é uma grande alegria porque nosso lema é que juntos podemos mudar uma vida e aqui muitas vidas têm sido mudadas.”

O prefeito Daniel Alonso afirmou que o projeto Semear é importante para cidade, criou uma referência em atendimento, em iniciativa popular. Afirmou que a prefeitura deve participar no custeio com convênios simples e também com medidas de intervenção nos bairros. “Já estamos fazendo e vamos fazer mais pelo bairro todo.”

O projeto atende na rua Mário Albuquerque Lima, no Jardim Cavallari. Mais informações na Página do Semear no Facebook. Veja na galeria mais imagens da inauguração.