Marília

Projeto tenta criar Rádio Câmara em Marília; segunda vez no mandato

Projeto tenta criar Rádio Câmara em Marília; segunda vez no mandato

Começou a tramitar na Câmara de Marília o projeto de Resolução número 01/2023 que prevê a instalação da Rádio Câmara, uma iniciativa que tramita pela segunda vez no mandato e com a terceira tentativa em menos de três anos.

Segundo o projeto, a emissora deve funcionar como FM na frequência 106,9. O projeto a ser votado pelos parlamentares autoriza funcionamento “com toda a infraestrutura nece3ssária”.

Deve permitir captação, processamento e transmissão de sinais de áudio. Envolve aquisição de equipamentos, definição de espaço físico e profissionais.

Caso seja aprovada, ficaria subordinada à Diretoria de Comunicação, já responsável pela TV Câmara, que funciona em prédio alugado próximo à sede do Legislativo.

Os custos seriam financiados com o orçamento da Casa, que todos os anos apresentam sobra. A Câmara recebe percentual fixo da receita da prefeitura e tradicionalmente tem devolvido parte dos valores.

“Além da cobertura de plenário, a rádio poderá repercutir as diferentes correntes políticas da Casa e temas polêmicos de interesse público, ouvir especialistas e explicar a repercussão de decisões parlamentares na vida dos cidadãos”, diz a exposição da mesa diretora para o projeto.

É uma proposta que une objetivos do ex-presidente Marcos Rezende e do atual, Eduardo nascimento, rivais políticos e protagonistas de enfrentamentos no Legislativo.

Marcos presidia a Câmara em duas tentativas de criação da rádio, em 2020 e 2021. A nova proposta, assim como as anteriores, é assinada pela Mesa Diretora, que hoje envolve também os vereadores Elio Ajeka e Vania Ramos.