Marília

Psicologia da Unimar oferece atendimento a alunos com dificuldades escolares

Psicologia da Unimar oferece atendimento a alunos com dificuldades escolares

O curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) está com vagas abertas para atendimento Psicopedagógico voltado a crianças e jovens que enfrentam dificuldades de aprendizagem. O objetivo é amparar o aluno e colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Os atendimentos individuais serão realizados pelos acadêmicos do quinto ano de graduação, com a supervisão dos docentes e da coordenação.  

De acordo com a docente responsável pelos atendimentos, Gelci Saffiotte Zafani, é importante oferecer à criança e ao jovem apoio, principalmente neste período em que foi necessário a adaptação para novo modelo educacional, adotado durante a pandemia.

“Os atendimentos, bem como, têm base num conjunto de práticas de intervenção no campo da aprendizagem. Seja no contexto da prevenção, no diagnóstico e no tratamento das dificuldades encontradas no momento do estudo. Para isso, trabalhamos em parceria com professores, pediatras, fonoaudiólogos e outros profissionais porque oferecem suporte adequado às crianças e aos jovens”, esclarece.

Os atendimentos psicopedagógicos oferecidos pela Unimar visam a busca da causa do não aprender, assim utilizando uma visão integral e sistêmica sobre o processo de aprendizagem. Durante as sessões, os acadêmicos vão utilizar de diversos recursos, de acordo com as dificuldades ou distúrbios apresentados, com caráter interdisciplinar, integrando princípios de várias áreas do conhecimento como a neuropsicologia, linguística, entre outras.

Ainda segundo Gelci, as dificuldades apresentadas pelos alunos serão trabalhadas para que eles tenham grande aproveitamento durante as aulas. “O acompanhamento é de suma importância para identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando este bloqueio na aprendizagem. Primeiramente realizaremos uma entrevista com os pais para esclarecimento e orientações. Após, o paciente passará por diagnóstico psicopedagógico em articulação com a escola para que seja descoberto quais as áreas devem ser trabalhadas. Posteriormente, uma vez Identificada, daremos sequência com orientação à escola e professores. Então, desenvolveremos projetos de autoconhecimento e educacionais, desenvolvimento de ações preventivas detectando possíveis perturbações no processo de ensino-aprendizagem e articulação na dinâmica das relações da comunidade educativa”, detalha.

Os atendimentos serão realizados pelos acadêmicos do quinto ano da graduação, com a supervisão dos docentes. Segundo a Coordenadora do curso, Ana Lúcia Lopes dos Santos, a Clínica de Psicologia da Unimar em contrapartida, o estágio é uma oportunidade e um diferencial para os futuros profissionais.

“O contato dos acadêmicos com a realidade profissional é de suma importância. Ao longo da graduação, as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem são estudadas, mas a partir dos estágios eles vivenciam a profissão. Diferencial oferecido pela Unimar e que, da mesma forma, faz a diferença na carreira dos futuros psicólogos.

Os interessados devem realizar o agendamento na Clínica de Psicologia da Unimar através do telefone: (14) 2105-4041 ou comparecer pessoalmente no bloco 8. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00.