Marília

Psiquiatra lança livro com perfil de suicídios em Marília e ajuda a entender problema

Psiquiatra lança livro com perfil de suicídios em Marília e ajuda a entender problema

A difusão de informações no Setembro Amarelo, ação de saúde focada na prevenção e combate ao suicídio, terá suporte especial de conteúdo em Marília neste ano. O psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues lança nos próximos dias o livro O que é o Suicídio – perfil epidemiológico de suicídio na cidade de Marília: proposições para prevenção

A obra é resultado de pesquisas de dados sobre casos na cidade que embasam estudo do psiquiatra para o Mestrado na Famema, além de muitos anos de experiências no atendimento e mais do envolvimento do médico com o tema. Além de lançar o livro, Juliano Rodrigues participa de lives, debates, e encontros com outros profissionais da cidade sobre o tema. 

Nascido em Barbacena e formado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, e aluno do mestrado da Famema, turma de 2022.

“O livro tem respostas fundamentais para qualquer profissional que lide com saúde mental. Qualquer secretário de Saúde que deseje melhorar os índices de suicídio em sua cidade pode ter nele um ótimo direcionamento, o que vale para prefeitos, governadores, presidentes e outros. Enfim, qualquer cidadão que tenha a intenção de fazer algo para minimizar o drama suicida, terá no livro o que lhe interessa”, diz o pesquisador.

Em entrevista ao Giro Marília, ele fala sobre a obra, prevenção e os dados de Marília

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, barba, óculos e texto que diz "SAÚDE MENTAL NA ESCOLA Juliano Flávio Rubatino Rodrig Médico Psiqulatra Psicoterapeuta Interpessoal Psicogeriatra Sulcidologista Mestre no tema Suicidio"Psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues lança livro sobre suicídio em Marília

Giro Marília – De que forma o senhor acredita que a obra auxilia na prevenção e difusão de informação sobre suicídio?

Juliano Flávio Rubatino Rodrigues – O livro aborda o tema de forma abrangente e torna o tema complexo compreensível de maneira integral. Com um claro entendimento do que é o suicídio, torna-se muito mais fácil propor sua prevenção.

GM – A apresentação fala em um perfil epidemiológico de suicídio na cidade. O senhor pode explicar melhor essa avaliação? O sr vê riscos de que suicídios se tornem epidemia na cidade?

Juliano Rubatino Rodrigues – Quando se deseja compreender a fundo uma enfermidade é necessário saber como ela se comporta em uma população. A epidemiologia é a área da saúde que estuda as manifestações das doenças nas coletividades humanas, portanto, para saber o que é o suicídio se fez necessário ir por este caminho.

O suicídio é um problema endêmico na cidade de Marília, por estar presente há muitos anos. Caso não ocorra uma atenção especial para o tema nesta cidade existe o risco de súbitos aumentos, características dos processos epidêmicos.

GM – A quem se destina a obra?

Juliano Rubatino Rodrigues – O texto foi escrito com rigor acadêmico, posto que para se desvendar uma verdade é imprescindível o uso da Ciência. Contudo, o suicídio não é apenas o principal tema da psiquiatra, mas da psicologia, filosofia, sociologia, não sendo menos importante para a teologia e todas as religiões, pedagogia, ciências políticas e econômicas, segurança pública e quesitos familiares.

Isto faz com que qualquer leitor atento à introdução, teorização e discussão seja capaz de compreender o livro que interessa a todos.

Pode ser uma imagem de livroPesquisa envolveu leitura de aproximadamente cem mil páginas sobre o tema para produção de pesquisa na Famema

GM – Quanto tempo levou a produção do texto, qual foi sua fonte de dados e pesquisa?

Juliano Rubatino Rodrigues – Tirando as duas décadas de atendimento a pacientes suicidas e tendo, assim, muitos estudos sobre o tema, a pesquisa que fundamentou o livro durou dois anos, desde o projeto, coleta de dados por questionário para a população e pacientes, análise de dados e publicação.

GM – Como vê as estruturas públicas de atendimento e acompanhamento para prevenção de suicídio, especialmente em relação a adolescentes e jovens?

Juliano Rubatino Rodrigues – São feitos muitos esforços de boa-vontade, contudo, até então, “atirava-se” no escuro sem um adequado entendimento epidemiológico do tema.

O livro deve chegar ao mercado até o final do mês – sem data definida – pela editora Dialética e ser disponibilizado para venda pela internet.