Uma campanha na internet encabeçada pela página do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) no facebook convida eleitores da cidade para participar nesta segunda-feira (3) de um ato batizado como Fora Herval. A proposta é pressionar o presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, a pedir afastamento da função.
A iniciativa foi tomada depois que a Justiça de Marília rejeitou um pedido do Ministério Público para afastar Herval, condenado por crime de peculato mas ainda em fase de recurso. O ato reúne apoiadores na internet (acesse AQUI para saber mais) e até às 13h30 deste domingo tinha registrado 30 participantes.
A idéia dos manifestantes é reunir publico na Câmara durante a sessão ordinária desta segunda, a partir de 17h, quando o Legislativo retorna do recesso de julho.
A página do protesto critica a decisão judicial que manteve Herval no cargo. “A própria Justiça que condenou por diversas vezes os acusados, também nega o pedido de retirada do cargo público do atual presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra!”
Em sua justificativa, o juiz da 2ª Vara Criminal de Marília, Luiz Augusto Esteves de Mello, explica que o pedido de afastamento não havia sido feito durante toda a tramitação do processo.
Além disso, segundo o juiz, a sentença prevê a perda do cargo assim que estejam encerradas as possibilidades de recurso. Herval pode recorrer em liberdade.