Marília

Publicitária mariliense, Renata Alcalde assume vice-presidência na APP

Publicitária mariliense, Renata Alcalde assume vice-presidência na APP

Publicitária, professora e pesquisadora, a mariliense Renata Alcalde decidiu acrescentar mais um grande capítulo ao currículo cheio de iniciativas inspiradoras dentro e fora da área para ocupar a Vice-Presidência de Educação e Desenvolvimento Profissional da APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda).

O cargo agrega muitas responsabilidades, dá espaço a projetos e integração com cursos em todo o país e coroa uma história de muitos anos de dedicação à carreira e à associação, em que ela já atuava com diretora.

E tudo ganhou força quando Renata era professora na Unimar (Universidade de Marília) e abriu caminho para alunos com visitas frequentes ao Fest ‘Up, um festival organizado pela associação, direcionado para universitários.Renata com dirigentes da APP Brasil: anos de envolvimento com a associação

“Participei de reuniões, convites para palestras, até que o André Porto Alegre, um dos diretores na época e o grande responsável pelo festival junto com o Ricardo Ramos (já falecido) achou que tinha chegado a hora de me integrar ao time de organização do Fest Up e à diretoria de eventos culturais.”

O festival rendeu anos de dedicação, atividades e estreitou minha ligação com estudantes, professores, coordenadores e profissionais da área. Até que, em abril desse ano, o seu telefone tocou e do outro lado da linha, Silvio Soledade, atual Presidente da APP, disse que a associação sentia a necessidade de ter uma mulher em uma das vice-presidências e ofereceu o desafio à Renata.

“Assumi a área de Educação e Desenvolvimento com foco em estreitar relacionamento entre a APP, a academia e o mercado. Espero dar continuidade às ideias que já são sucesso e fomentar iniciativas que valorizem ainda mais o trabalho da APP.”, explicou.

O convite encontrou Renata em momento de muita confiança no trabalho da associação. “O presidente tem expandido demais a atuação da associação, criou várias regionais e isso aumenta a credibilidade, a conexão, as oportunidades e projetos comuns. Acredito que para o mercado é fundamental ter profissionais pensando na área e em seus desdobramentos, articulando ideias e incentivando a área.”

A paixão por publicidade começou pelo desejo de entender e se envolver com o comportamento humano. Pensou em cursar psicologia, mas entendeu que tinha mais vocação para lidar com estratégia e criatividade e juntou suas habilidades para se profissionalizar em propaganda.

Fez a faculdade na PUC de Campinas, retornou a Marília, onde vivia e ainda vive boa parte da família, foi para a Unimar como aluna do mestrado e professora, e os voos aumentaram.

“Em Marília concluí meu mestrado na UNIMAR. O curso é reconhecido, o que me ajudou a entrar no doutorado que concluí na ESPM, em 2021”, conta. Em sua trajetória profissional, passou por veículos de comunicação, empresa de outdoor, consultoria para marcas, aulas em várias instituições de ensino, coordenação de cursos e agências de propaganda.

Um destaque neste processo foi a chegada à ESPM, onde atua como docente em algumas disciplinas e coordena o Arenas, um hub de Comunicação, Negócios e Conteúdo que recebe em torno de 110 estudantes por semestre e desenvolve projetos reais em vários segmentos do mercado.

“Curiosamente, a ponte entre mim e a ESPM, foi feita pela APP. Conheci o André que, por sua vez, conhecia o diretor nacional da ESPM e em todas as oportunidades possíveis, me incluía para participar de bancas, mesas e debates. Foi desse relacionamento que nasceu o convite para a escola.” 

E faz tudo isso sem perder o vínculo com a cidade. A família segue em Marília e Renata tem muitos amigos por aqui e deixou até um vídeo de cumprimentos para Marília (assista no final do texto). E mencionou um de seus afetos mais importantes: “Tenho muitos amigos, mas em especial, mantenho contato recorrente com a Débora Ottoboni, que é a coordenadora do curso de publicidade da Unimar, uma das minhas melhores amigas e que tem minha admiração incondicional pelo trabalho que realiza na escola e como diretora da APP,  trazendo aproximação, visibilidade e validação da Associação na cidade.”