A Paróquia de Santo Antonio, uma das mais tradicionais e com maior área de atuação em Marília, marcou para os dias 8, 9 e 10 de junho a quermesse da instituição, que chega à 26ª edição com atrações para adultos, crianças e programação religiosa.
No dia 1 de junho será aberta uma ‘trezena’ que até o dia de Santo Antonio promoverá atividades diárias a partir de 19h30 na mátria da paróquia. No dia 13, data oficial do santo, haverá quatro missas com bênçãos dos pães às 7h, 10h, 12h e 16h. às 19h30 haverá procissão e missa
Apesar da imagem popular de ‘santo casamenteiro’, para os fiéis e a tradição religiosa Santo Antonio é mais lembrado pela distribuição de pães a famílias pobres que viviam em torno do mosteiro onde ele vivia, uma prática resgatada com as bênçãos.
A quermesse oferece praça de alimentação, brinquedos para crianças, shows e apresentações culturais. As barracas são montadas e geridas por voluntários da paróquia e os recursos ajudam a financiar a festa e serviços de atendimento aos fiéis.
Santo Antonio nasceu em Lisboa, onde iniciou sua formação inicialmente como frade agostiniano, até 1220, quando tornou-se franciscano. Viajou por Portugal, Itália e Françaaté estabelecer-se em Pádua, Itália, onde faleceu.
Deixou vasta obra em coletânea de sermões escritos. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano. Foi canonizado um ano depois de sua morte.
As atividades da quermesse começam sempre às 19h30 na praça em torno da igreja, na avenida Santo Antonio em Marília.