Os novos radares da rodovia do Contorno devem provocar trechos de redução de velocidade mas já começam com pelo menos três situações para irritar motoristas muito antes de aplicarem multas: sensação de que ignoram problemas de segurança, desinformação e informações conflitantes. Confira os casos polêmicos:
– Curva do Sun Valley
No trecho entre as universidades e a zona sul da cidade fica a chamada curva do Sun Valley, ponto tradicional de acidentes, especialmente na chuva. Placas informam que a curva é perigosa. O radar não vai diminuir velocidade no trecho. Isso porque ficam bem depois da curva para quem segue em sentido a Bauru e muito antes para quem segue em sentido contrário. Em resumo, a velocidade e os riscos seguem da mesma forma no local.
Na chuva ou no sol, mesma velocidade?
Sinalização confusa
Pior. A sinalização começou atrapalhada. Trechos urbanos de outras cidades, como Bauru, tem velocidade máxima de 80km/h. Em Marília a indicação é de 60km/h, o que altera até os limites que já existiam. Mudaram por causa do radar, tanto que uma placa no sentido Marília Bauru oferece a curiosa informação: pista seca 60km/h; sob chuva 60km/h.
Limite de velocidade: mudanças de placas em poucos metros
Acelere, ou não
É ainda mais confuso para quem passa no sentido norte sul ao lado do posto da Polícia Rodoviária. Logo após a saída do posto, a sinalização indica: velocidade máxima 40km/h. Ande mais cem metros e aplaca muda, 60 km/h. E dali a cem metros muda de novo, 40km/h, outra vez e chega o radar.
Os sistemas ainda não estão funcionando. Na semana passada o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) fazia testes e avaliações técnicas. Não há informações sobre datas para início das atividades.