O Museu de Paleontologia de Marília, também conhecido como museu dos dinossauros, vai ser reinaugurado no dia 30 de setembro após longos anos de obras e revitalização.
A reabertura resgata uma das principais atrações culturais e turísticas da cidade e vai ser acompanhada por solenidade e show de samba com a participação do grupo Originais do Samba e mais artistas.
O prédio ganha novas estruturas em imagens, disposição de conteúdo, espaços de exposição e circulação, estrutura de realidade ampliada com tecnologia para saber mais sobre pesquisa, fósseis e o vale dos dinossauros na região que inclui Marília.
Tem ainda as atrações já apresentadas das duas réplicas de dinossauros produzidas na Bahia e chegaram à cidade em julho deste ano.
O museu é resultado das descobertas de William Roberto Nava, que iniciou as pesquisas como hobby enquanto caminhava por trilhas da cidade.
Ele é hoje o coordenador do museu e suas descobertas já trouxeram para a cidade pesquisadores estrangeiros, universidades nacionais e transformaram os dinossauros em novo símbolo da cidade.
Ele descobriu fosseis de animais como titanossauros, pequenos crocodilomorfos (Mariliasuchus e Adamantinasuchus), escamas ganóides (de peixes lepisosteiformes), dentes e restos ósseos de vários tipos de peixes, dentes de pequenos terópodes, um pequeno lagarto, além de microfósseis.
SAMBA
Formado em 1962, o grupo Originais do Samba produziu sucessos como Cadê Tereza, Do lado direito da rua Direita, Falador Passa Mal, Esperanças Perdidas e Lá se vão meus anéis e é conhecido também pela participação de Mussum, um dos quatro integrantes dos Trapalhões, no grupo.
Hoje é formado por Bigode, Juninho, Rogério Santos e Marcos Scooby A inauguração está marcada para 19h30 no complexo Cultural Braz Alécio, o antigo Gymnasium da cidade, na praça do cruzamento das avenidas Rio Branco e Sampaio Vidal.