Reafirmação da beleza afro

Foi realizada nesta quinta, 3 de março, a primeira reunião para a realização do I Encontro de Crespas e Cacheadas na cidade de Marília, com data para daqui exatamente a um mês, o evento ficou marcado para o dia 03/04/2016 na Praça da Emdurb.

Esse será mais um movimento em prol da valorização da beleza negra, um importantíssimo passo para quebrar com as regras da beleza padrão. 

O dito padrão de beleza já é cruel para a todas as pessoas, principalmente para as mulheres, e é mais ainda bruto para as mulheres negras.

Alisa! Reduz esse volume! Faz um relaxamento! Prende isso aí! Usa mais gel!

Quantas mulheres negras já ouviram isso? Acredito que quase todas. Em razão desse padrão de beleza eurocêntrico – cabelo liso, com textura suave, cachos ondulados e sem volume – o cabelo da mulher negra é sempre excluído. 

Exemplo disso é só entrar em uma perfumaria e constatar que para o cabelo liso há milhares de opções de cremes, xampus, condicionadores, e tudo que se pode imaginar para cuidadoso, mas para cabelo afro são pouquíssimas opções. É como se houvesse um só tipo de cabelo negro. E isso é um absurdo, além de reforçar aquele racismo velado de cada dia, acentua que o cabelo liso é o cabelo bom, o cabelo aceitável pela sociedade e por isso tem mais opções para ele.

O cabelo negro tem várias texturas, várias formas e tipos. Veja o quadro abaixo: 


(Foto: http://cabeloafro.com.br/conheca-o-seu-cabelo-a-tabela-de-tipos-de-cabelo/)

Por esse motivo a importância de um encontro com mulheres crespas e cacheadas para reafirmação de seus cabelos, tendo um papo bom sobre o tema e colaborando para que mais e mais mulheres negras reconheçam sua beleza, que elas amem sua cor, suas características físicas e aceitem seus cabelos naturais. É mais que autoestima, é sobre nossas raízes, é romper com preconceitos.