A partir das 9h de quarta-feira, 8 de junho, a Receita Federal vai disponibiliza as consultas ao primeiro lote de restituições, com informações pela internet (CLIQUE AQUI) e através do Receitafone (146, opção 3).
Na região da Delegacia de Marília, que compreende 56 municípios, foram incluídas nesse primeiro lote 10.269 (dez mil, duzentas e sessenta e nove) declarações, sendo que o total restituído alcançará o montante de R$ 12.788.713,01.
A correção será de 2,11%, relativa à taxa Selic acumulada do período de maio e junho. A quantidade de contribuintes beneficiados e o valor restituído são superiores aos de 2015: 9.695 e R$ 11.149.911,60, respectivamente.
O contribuinte que estiver neste lote verá uma mensagem dizendo que o pagamento será feito no dia 15 de junho, no Banco e Agência informados quando da elaboração da Declaração.
Terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos e os portadores de deficiência física ou mental. Também serão priorizadas as restituições pela ordem de entrega das DIRPF 2016.
Se por algum motivo não ocorrer o crédito da restituição, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Os valores das restituições não creditadas ficam disponíveis para resgate na rede bancária por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
ACOMPANHE SUA DECLARAÇÃO
Após enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física à Receita Federal, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração pela Internet, mediante acesso ao extrato da DIRPF, que está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, o e-CAC. Para acessá-lo, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. Um passo-a-passo, disponível na página da Receita Federal ensina como acessar o Extrato da DIRPF.
Muitas declarações ficam retidas em malha por conterem informações incorretas ou incompletas. Na maior parte dos casos, o próprio contribuinte consegue regularizar a situação de sua declaração, apresentando uma retificadora. Por isso, é importante acompanhar o processamento da declaração.
Quem enviar nova declaração com as informações corretas automaticamente fica com a declaração liberada da malha. Atualmente, constam nos sistemas da Receita Federal, no âmbito da Delegacia em Marília, um total de 4.702 declarações retidas em malha fiscal, relativas aos exercícios de 2012, 2013, 2014 e 2015. Em muitos desses casos, o próprio contribuinte pode regularizar a pendência.