Marília

Rede de golpes? - Grupo anuncia agiotagem em redes sociais

Rede de golpes? - Grupo anuncia agiotagem em redes sociais

Agiotagem, modalidade de crime contra a economia popular praticada com a cobrança de juros extorsivos ou  correções abusivas, saiu da clandestinidade e ganhou as redes sociais. Pior: com promessa de juros baixos e atendimento a negativados. Pelo menos em uma promessa de negócio em Marília, que pode envolver brincadeira ou tentativa de organizar golpes contra consumidores.

A mensagem, postado por um usuário com poucas informações e todo estilo de perfil falso, começou a circular em grupos de compra-e-venda, negócios e consumidores de Marília e região. E atrai interessados.

Usa uma promessa fantasiosa: empréstimo liberado mesmo para negativos, com juros mais baixos que o mercado e R$ 15 mil parcelados em até 48 vezes. “Somos agiotas”, diz o texto. E a mensagem vai além: “dispensamos curiosos”.

O delegado Aelinton  Roberto de Souza, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) diz que não há como fazer análise do caso específico, mas que em regra a Polícia Civil divulga um alerta sobre riscos em promessas de dinheiro fácil.

“Não há milagre, não há lucro fácil para consumidor, ninguém da dinheiro de graça ou perdendo dinheiro. Pode ser um, perfil falso, pode ser alguém tentando captar vítimas ou informações. A orientação é para que ninguém deposite valor algum e estejam atentos: os juros estão altos em todo o país é no mínimo estranho que alguém possa oferecer tantas facilidades.”

O delegado orientou ainda as pessoas a procurar instituições bancárias séries e serviços autorizados e legais de regularização e realização de crédito.