Marília

Região tem 6.000 sem energia; CPFL faz alerta de temporal e dá dicas de segurança

Região tem 6.000 sem energia; CPFL faz alerta de temporal e dá dicas de segurança

O último relatório de trabalho divulgado pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) mostra que a Região de Marília é disparada a área com maior número de usuários sem energia no Estado: 6.000 ligações cortadas até às 16h desta quinta-feira.

Significa dizer que em nove horas de trabalho apenas mil ligações foram retomadas – pela manhã havia 7.000 sem luz. Os cortes aconteceram na tarde de terça-feira, o que leva a mais de 50 horas sem energia com série de prejuízos a famílias e empresas que podem resultar em uma grande briga judicial.

Jundiaí e São Carlos já tiveram todas as ligações normalizadas. A região de Bauru tem mil ligações com problemas. Americana, com 4.000 lesados, é a segunda área com mais problemas, segundo o relatório.

E a falta de luz para tanta gente não é a única notícia ruim. Além do relatório, a CPFL divulgou um alerta que indica risco de novo temporal na região.

Segundo a companhia, o Centro de Operações do Grupo CPFL Energia monitora aproximação de uma nova frente-fria com a possibilidade de ocorrência de temporais e rajadas de vento forte, entre a tarde e a noite desta quinta-feira.

“Se ocorrerem estas condições climáticas adversas, há a possiblidade de fatores externos à nossa rede elétrica, como raios (descargas atmosféricas), galhos, objetos e árvores, serem lançados pela força das rajadas de vento sobre a rede e interromperem o fornecimento de energia elétrica.” Segundo a empresa, equipes estarão “posicionadas em locais estratégicos” para atender às possíveis ocorrências.

Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.

SEGURANÇA

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

– Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.

–  Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

– Afaste-se de janelas e portas metálicas,

– Evite os banhos nos momentos de tempestades.

– Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

– Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.