Marília

Região tem melhor faturamento do comércio no Estado em janeiro

Região tem melhor faturamento do comércio no Estado em janeiro

O comércio varejista na região de Marília atingiu o faturamento real de R$ 1,1 bilhão em janeiro, com crescimento de 13,4% em relação a 2016 e atingiu o melhor desempenho do Estado de São Paulo. No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 6,4% nas vendas.

Os dados são de pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades pesquisadas, sete apresentaram crescimento em relação a janeiro de 2016 com destaque para os setores de concessionárias de veículos (40,7%), outras atividades (13,3%) e supermercados (10,7%), que juntos, contribuíram com 10,5 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral.

Os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-3,4%) e materiais de construção (-3,3%) foram os únicos a apresentar recuos no faturamento em janeiro, e em conjunto, impactaram negativamente com 0,4 p.p. para o desempenho geral do varejo.

Os dados da pesquisa mostram aumento expressivo das vendas no Estado e apontam claramente para o início de um ciclo de crescimento em 2017. Em todo o Estado o faturamento projetado é de R$ 48,4 bilhões, com alta de 4,2%  na comparação com janeiro de 2016.

Foi o quarto melhor resultado para o mês de janeiro desde o início da série histórica, em 2008. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresentou alta de 0,8%.

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, apenas Osasco (-10,3%), Bauru (-4%) e Guarulhos (-1,6%) registraram queda no faturamento. Além de Marília, Araraquara (12,8%) e Ribeirão Preto (11,4%) tiveram desempenhos de destaque.