A abertura do prazo para declaração do imposto de renda – a partir desta terça-feira, dia 1º de março, dá início também a mais uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar entidades de atendimento a crianças e adolescentes de Marília.
Os contribuintes podem definir em suas declarações parte do imposto a ser pago como contribuição para o fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que gerencia e repassa recursos a diferentes instituições da cidade.
Todos os anos a possibilidade de doações é lembrada aos contribuintes. Neste ano a campanha ganhou o apoio do Gratus, grupo de voluntários que reúne diferentes projetos de atendimento social em Marília.
O grupo divulgou uma página de orientação para pessoas físicas e empresas interessadas em, fazer a doação, tecnicamente chamada de renú8ncia fiscal, ou casos em que o governo admite abrir mão de parte da arrecadação com impostos.
Pessoas que declaram o Imposto de Renda pelo modelo completo podem deduzir as doações ao Fundo que não ultrapassem o limite de 6% do valor do imposto devido. Empresas tributadas pelo lucro real e o limite para a dedução da doação é de 1% do valor do Imposto de Renda devido, limitado a 1% do IRPJ devido à alíquota de 15%.
Confira abaixo o passo-a-passo divulgado pelo Gratus e faça sua doação ou converse com o seu contador. Para mais informação sobre a campanha do Gratus clique AQUI:
Após apurado o valor a ser deduzido e, para efetivar a contribuição, deve-se observar os seguintes procedimentos:
1º Passo: Acessar o site http://www.cmdcamarilia.com.br/
2º Passo: Selecionar a opção “doação por boleto – imprimir”
3º Passo: Selecionar a opção “pessoa jurídica” ou “pessoa física”
4º Passo: Escolher o nome da entidade que deseja apoiar e preencher os campos em aberto
5º Passo: Finalizar a doação