Um movimento estadual dos sindicatos de Hotéis, Bares e Restaurantes apresentou neste sábado ao deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), em Marília, o pedido oficial de ampliação do horário de atendimento nos restaurantes do Estado até 22h. E receberam informações sobre projeto que pode criar modelo de crédito a partir do ICMS de fornecedores.
O pedido foi formalizado em um encontro na cidade. Os 25 sindicatos ligados à Federação do setor foram representados pelo presidente da entidade em Marília e vice-presidente da Federação, Sinval Gruppo. Dirigentes locais do sindicato também participaram.
“Entregamos o ofício. O deputado disse que na segunda-feira deve haver reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e comitê de contingência. O ofício deve ser apresentado para discussão”, disse Sinval.
O dirigente afirmou ainda que o encontro discutiu uma proposta de crédito e incentivo a ser repassado ao setor a partir do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago por grandes fornecedores, como frigoríficos e empresas de bebidas.
“A proposta é que as próprias empresas repassariam os valores, pode ser em forma de crédito com taxas baixas, prazos de carência, está sendo discutido ainda”, disse Sinval.
“É uma proposta do movimento Gastronomia Viva para que os fornecedores sejam financiadores do setor em composição com recolhimento do ICMS> Isso já está sendo avaliado pelo governo, é uma boa opção que injeta recursos no setor com menos burocracia, com menos exigências”, disse o deputado ao Giro Marília.
Vinícius disse ainda que alguns dos pleitos do setor dependem de medidas federais e serão repassadas ao Congresso e ao Governo.