A empresa Revita Engenharia Sustentável, que em 2016 recebeu autorização do Conselho de Meio Ambiente do Estado para instalar um aterro sanitário privado em Marília, anunciou nesta segunda-feira que prepara “estudos” para cumprir exigências da Cetesb e iniciar as obras.
O aterro será parte de um projeto maior de investimento no setor, que envolve projetos como reciclagem de lixo e outras iniciativas de sustentabilidade. O projeto prevê atendimento a 12 cidades da região.
A empresa adquiriu uma fazenda ao lado da rodovia SP-333, próximo à divisa com Echaporã, para implantação do aterro e outros serviços. Segundo nota da empresa, “atualmente, a Revita está realizando os estudos técnicos para atender as exigências do referido órgão ambiental de acordo com as normas técnicas e legislações do setor”.
O projeto da Revita foi apresentado como uma das justificativas do prefeito Daniel Alonso para não desenvolver projeto de implantação de aterro municipal, obra de custo alto e que envolveria definição de área, gastos com projetos e licenças, além da implantação e manutenção.
Veja abaixo a nota da Revita sobre o caso
“Os problemas relacionados ao manejo de resíduos em Marilia são de extrema importância para a sociedade, pois afetam ao meio ambiente como um todo.
A empresa Revita possui projeto empreendimento PRIVADO na cidade. A empresa está realizando os estudos técnicos necessários para a implantação de uma Unidade de Valorização Sustentável, que inclui entre outros equipamentos, um aterro sanitário.
A Cetesb é a responsável pelo licenciamento ambiental e, atualmente, a Revita está realizando os estudos técnicos para atender as exigências do referido órgão ambiental de acordo com as normas técnicas e legislações do setor. Esperamos que, em breve, possamos obter a Licença de Instalação e iniciar a construção do empreendimento.
A Revita reafirma que está seguindo em dia o cronograma definido para o projeto e entende a problemática atual do Município. Nesse sentido estamos à disposição para que a municipalidade possa tirar todas as dúvidas pertinentes sobre o projeto.“