Marília - A RIC Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento de água em Marília, pede uso consciente de água durante a onda de calor que pode afetar o Estado. Nesta tarde tem 30% de reservatórios em alerta.
A nova onda de calor já atinge o sul do Brasil nos últimos dias e projeções da Defesa Civil do Estado do São Paulo indicam que ela pode chegar à região. E estender até a próxima semana.
“Em Marília, as temperaturas podem ultrapassar os 34°C, aumentando os riscos de desidratação e o consumo excessivo de água”, diz a empresa.
O comunicado da RIC aponta que não há motivos para risco imediato de falta d’água em Marília, mas reforça a necessidade do consumo consciente.
Durante ondas de calor, o consumo tende a aumentar, tornando ainda mais importante evitar desperdícios,”
Orienta medidas que vão de controle no consumo durante banho e torneiras, até redução de desperdício para quem precisa lavar carro.
“Sempre que possível, a água da chuva deve ser utilizada. É possível armazenar em recipientes adequados e usar para lavar calçadas, quintais e veículos”, diz a empresa.
O comunicado ainda reproduziu orientações da Defesa Civil para cuidados com a onda de calor, como evitar exposição desnecessária ao sol, usar roupas leves e ter alimentação leve.
Reservatórios em alerta
A mensagem acompanha tarde em que a empresa registra alerta para nível de água em quatro dos 11 reservatórios de água em Marília, um pouco mais de 30%.
O levantamento de dados dos reservatórios entrou no ar na terça-feira. No início da arde desta quarta tinha pior nível no R02, na sede do sistema, com 34% da capacidade.
Os reservatórios do Fragata, São Miguel e República completaram lista de pontos com menos de 50% da capacidade às 13h30. Pode piorar.
O calor não é o único problema. Há ainda possibilidade de temporais isolados.