Marília - Risco de deslizamento com a forte chuva da quinta-feira causa o primeiro alerta em novo sistema de avisos da Defesa Civil em Marília.
O cell broadcast, nome do modelo de avisos, une a Defesa Civil do Estado e a coordenadoria em Marília.
O modelo permite envio simultâneo de mensagens para vários usuários de uma área definida.
A chuva de quinta-feira provocou pontos de alagamento nas avenidas Santo Antônio, Tiradentes e Jóquei Clube.
Houve o registro de queda de uma árvore no interior de uma escola e o viaduto da rua Almirante Tamandaré, no Alto Cafezal, continua interditado e passou por avaliação do setor de engenharia de Obras.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade segue em risco de chuvas intensas, com trovoadas, no final de semana. A chuva pode se estender até o dia 31.
Para receber estes e outros alertas da Defesa Civil o usuário deve enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.
A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e o morador passa a receber alertas periódicos.
Defesa Civil em Marília
O coordenador da Defesa Civil em Marília, Adilson Simão, disse que o disparo ocorreu assim que a central de informações identificou o risco.
Segundo ele, a decisão é conjunta e acompanhou dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). O serviço detectou cenário de risco geológico alto e potencial de deslizamentos.
“Até então a situação vinha sendo classificada como moderada. Contudo, a partir de novo relatório decidimos adotar o sistema ‘cell broadcast’”, comunicou.
O aviso aponta o risco e orienta moradores a buscar lugar seguro. Sem detalhes como eventuais abrigos ou pontos seguros, não é exatamente solução completa. Mas ajuda na tomada de decisão em zonas de risco,
Os alertas começaram a chegar aos celulares depois das 21h. A mensagem apontava chuvas fortes. “Risco alto para deslizamentos nas áreas de risco. Mantenha-se em local seguro’, instruiu o comunicado.