O UNIVEM realizou no último dia 29, no Salão Nobre da instituição, a VI Rodada de Negócios. Este ano, 25 projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Administração, por meio do Plano de Negócios, e de Engenharia de Produção, em seus Projetos Integrados de Fábrica, com a assessoria dos cursos de Ciências Contábeis, Design Gráfico e Sistemas de Informação, foram avaliados por 22 empresários de Marília e região. A Rodada de Negócios encerrou a VI ExpoNegócios e a II Feira de Profissões, realizadas na semana passada.
Segundo explicou a coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Prof.ª Dr.ª Vânia Erica Herrera, os projetos são o resultado de um trabalho de dois anos do Projeto de Fábrica e o Business Plan.
Prof.ª Dr.ª Vânia Herrera, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção; Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, Pró-reitora Acadêmica e Prof.ª Dr.ª Marlene Campos, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis
O projeto contempla: Matriz SWOT do negócio e realização de Pesquisas primárias de Mercado junto ao público-alvo; Projeção da Demanda e Faturamento, para os próximos cinco anos, em três cenários distintos: Real, Otimista e Pessimista; definição do planejamento de Marketing e de Mídia; Dimensão de todos os recursos físicos operacionais, seus custos fixos e variáveis; projeta-se, aqui, o Budget do negócio, a D.R.E., Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial para os 5 anos de planejamento; Desenvolvimento do Protótipo do produto ou serviços; Apresentação dos indicadores de viabilidade financeira do BP: Pay-back, TIR, VPL, Rentabilidade e Lucratividade do projeto, Margem de Contribuição e Break-even point.
“Durante esses dois anos, há o desenvolvimento dos Projetos pelos dois cursos, o que demanda orientação de docentes e a interdisciplinaridade entre os cursos, sendo que a qualidade na formação dos discentes e ta7mbém dos projetos, aumenta significativamente. Os alunos desenvolvem seus projetos, e apresentam na também tradicional ExpoNegócios e, com júbilo, expõe seus projetos aos mais conceituados empresários de Marília e Região, coroando com êxito um trabalho de grande qualidade, esforço, resiliência e trabalho em equipe”, destacou.
Vários projetos desenvolvidos no UNIVEM e apresentados nas edições da Rodada de Negócios já saíram do papel e viraram negócios de sucesso, como o Ped Farma, Pet Home Brasil, OrçaPá, Consulta Azul, dentre outros. “Trata-se de um trabalho que demanda grande empenho por todos os profissionais do UNIVEM, desde o pessoal da limpeza, decoração, apoio acadêmico, coordenadores, docentes e notadamente dos alunos.
Projetos foram apresentados, na última terça-feira, a empresários de Marília e região
O UNIVEM, sempre na vanguarda, desenvolve projetos de alta qualidade, sendo inspirador para muitas instituições de ensino superior, proporcionando um ambiente diferenciado e profícuo para o protagonismo de seus alunos”, ressaltou a Prof.ª Vânia Herrera.
Há seis anos parceiro no desenvolvimento dos projetos, o Curso de Ciências Contábeis participa desse processo interdisciplinar com a cooperação e assessoria na legalização das empresas e na elaboração da análise de viabilidade econômica e financeira dos projetos.
Para a Pró-reitora Administrativa e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Prof.ª Dra. Marlene de Fátima Campos Souza, o profissional da contabilidade é indispensável para a área de custos, finanças, planejamento tributário, dentre outras.
“O trabalho em equipe, desenvolve as habilidades e competências socioemocionais – soft skills. Trabalhar a interdisciplinaridade entre os cursos envolvidos como Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico, e um projeto de Sistemas de Informação, em um ambiente favorável para a formação de profissionais de qualidade com alta performance para o atender as novas demandas do mercado é fundamental para o bom andamento Prof. Luiz Eduardo Zamai, coordenador da Rodada de Negócios UNIVEM e sucesso de um projeto”, ressaltou.
Prof. Luiz Eduardo Zamai, coordenador da Rodada de Negócios UNIVEM
O Prof. Luiz Eduardo Zamai, um dos grandes mentores e planejador da Rodada de Negócios salienta que “o contato dos alunos com profissionais do mercado, com ampla experiência em negócios de sucesso, faz com que o futuro profissional compreenda como se comportar numa reunião e principalmente, como ‘vender uma ideia’”.
Conforme a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, trazer os projetos já finalizados para avaliação dos empresários é colocar à prova o trabalho realizado. “Esse é um momento extremamente importante desse processo de criação para as empresas, para a instituição, e, principalmente, para os alunos que se desafiaram e hoje sonham em ver seus projetos transformados em realidade”, afirmou.
O aluno Marcos Bonadio, representante da MLR Tecnology – um sensor para contagem de linha de produção – reforçou a importância do projeto para a formação do docente. “É um grande desafio, podermos transformar um projeto acadêmico em uma startup, levando inovação para as micro, pequenas e médias empresas”, frisou.
Para os empresários convidados, é a oportunidade de encontrar um grande projeto e de ter contato com jovens inovadores, competentes e talentos que podem se destacar no mercado. “A gente acredita muito nessa competência, nessa vontade de transformação que esses jovens têm, e que podem agregar em nossos projetos”, afirmou a superintendente de RH e Inovação da Paschoalotto, Juliana Dorigo.
“Hoje em dia você tem que pensar ‘fora da caixa’. E muitos projetos apresentados aqui mostram esse olhar inovador, tão visado pelas empresas”, afirmou o membro do Conselho da Marilan, José Geraldo Garla.