Marília

Rodada de Negócios Univem apresenta projetos inovadores a empresários

Edição da Rodada de Negócios deste ano trouxe 25 projetos inovadores nas mais diversas áreas
Edição da Rodada de Negócios deste ano trouxe 25 projetos inovadores nas mais diversas áreas

O UNIVEM realizou no último dia 29, no Salão Nobre da instituição, a VI Rodada de Negócios. Este ano, 25 projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Administração, por meio do Plano de Negócios, e de Engenharia de Produção, em seus Projetos Integrados de Fábrica, com a assessoria dos cursos de Ciências Contábeis, Design Gráfico e Sistemas de Informação, foram avaliados por 22 empresários de Marília e região. A Rodada de Negócios encerrou a VI ExpoNegócios e a II Feira de Profissões, realizadas na semana passada.

Segundo explicou a coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Prof.ª  Dr.ª Vânia Erica Herrera, os projetos são o resultado de um trabalho de dois anos do Projeto de Fábrica e o Business Plan.

Prof.ª Dr.ª Vânia Herrera, Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção; Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, Pró-reitora Acadêmica e Prof.ª Dr.ª Marlene Campos, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis


O projeto contempla: Matriz SWOT do negócio e realização de Pesquisas primárias de Mercado junto ao público-alvo; Projeção da Demanda e Faturamento, para os próximos cinco anos, em três cenários distintos: Real, Otimista e Pessimista; definição do planejamento de Marketing e de Mídia; Dimensão de todos os recursos físicos operacionais, seus custos fixos e variáveis; projeta-se, aqui, o Budget do negócio, a D.R.E., Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial para os 5 anos de planejamento; Desenvolvimento do Protótipo do produto ou serviços; Apresentação dos indicadores de viabilidade financeira do BP: Pay-back, TIR, VPL, Rentabilidade e Lucratividade do projeto, Margem de Contribuição e Break-even point.

“Durante esses dois anos, há o desenvolvimento dos Projetos pelos dois cursos, o que demanda orientação de docentes e a interdisciplinaridade entre os cursos, sendo que a qualidade na formação dos discentes e ta7mbém dos projetos, aumenta significativamente. Os alunos desenvolvem seus projetos, e apresentam na também tradicional ExpoNegócios e, com júbilo, expõe seus projetos aos mais conceituados empresários de Marília e Região, coroando com êxito um trabalho de grande qualidade, esforço, resiliência e trabalho em equipe”, destacou.

Vários projetos desenvolvidos no UNIVEM e apresentados nas edições da Rodada de Negócios já saíram do papel e viraram negócios de sucesso, como o Ped Farma, Pet Home Brasil, OrçaPá, Consulta Azul, dentre outros. “Trata-se de um trabalho que demanda grande empenho por todos os profissionais do UNIVEM, desde o pessoal da limpeza, decoração, apoio acadêmico, coordenadores, docentes e notadamente dos alunos. 

Projetos foram apresentados, na última terça-feira, a empresários de Marília e região

O UNIVEM, sempre na vanguarda, desenvolve projetos de alta qualidade, sendo inspirador para muitas instituições de ensino superior, proporcionando um ambiente diferenciado e profícuo para o protagonismo de seus alunos”, ressaltou a Prof.ª Vânia Herrera.

Há seis anos parceiro no desenvolvimento dos projetos, o Curso de Ciências Contábeis participa desse processo interdisciplinar com a cooperação e assessoria na legalização das empresas e na elaboração da análise de viabilidade econômica e financeira dos projetos. 

Para a Pró-reitora Administrativa e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Prof.ª Dra. Marlene de Fátima Campos Souza, o profissional da contabilidade é indispensável para a área de custos, finanças, planejamento tributário, dentre outras. 

“O trabalho em equipe, desenvolve as habilidades e competências socioemocionais – soft skills. Trabalhar a interdisciplinaridade entre os cursos envolvidos como Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico, e um projeto de Sistemas de Informação, em um ambiente favorável para a formação de profissionais de qualidade com alta performance para o atender as novas demandas do mercado é fundamental para o bom andamento Prof. Luiz Eduardo Zamai, coordenador da Rodada de Negócios UNIVEM e sucesso de um projeto”, ressaltou.

Prof. Luiz Eduardo Zamai, coordenador da Rodada de Negócios UNIVEM

O Prof. Luiz Eduardo Zamai, um dos grandes mentores e planejador da Rodada de Negócios salienta que “o contato dos alunos com profissionais do mercado, com ampla experiência em negócios de sucesso, faz com que o futuro profissional compreenda como se comportar numa reunião e principalmente, como ‘vender uma ideia’”.

Conforme a Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Prof.ª Dr.ª Raquel Ferraroni Sanches, trazer os projetos já finalizados para avaliação dos empresários é colocar à prova o trabalho realizado. “Esse é um momento extremamente importante desse processo de criação para as empresas, para a instituição, e, principalmente, para os alunos que se desafiaram e hoje sonham em ver seus projetos transformados em realidade”, afirmou.

O aluno Marcos Bonadio, representante da MLR Tecnology – um sensor para contagem de linha de produção – reforçou a importância do projeto para a formação do docente. “É um grande desafio, podermos transformar um projeto acadêmico em uma startup, levando inovação para as micro, pequenas e médias empresas”, frisou. 

Para os empresários convidados, é a oportunidade de encontrar um grande projeto e de ter contato com jovens inovadores, competentes e talentos que podem se destacar no mercado. “A gente acredita muito nessa competência, nessa vontade de transformação que esses jovens têm, e que podem agregar em nossos projetos”, afirmou a superintendente de RH e Inovação da Paschoalotto, Juliana Dorigo.

“Hoje em dia você tem que pensar ‘fora da caixa’. E muitos projetos apresentados aqui mostram esse olhar inovador, tão visado pelas empresas”, afirmou o membro do Conselho da Marilan, José Geraldo Garla.