Marília

Sabatina com diretores vai investigar crise na Famema

Funcionários durante “abraço ao HC” de Marília
Funcionários durante “abraço ao HC” de Marília

Estudantes de Medicina e Enfermagem da Famema fazem nesta sexta-feira uma sabatina com diretores da instituição para receber respostas sobre a crise financeira, a investigação policial e e as auditorias sobre a faculdade e os hospitais mantidos por ela.

A sabatina deve ser feita no auditório da Famema, ao lado do prédio da administração. Representantes dos alunos já estão desde o início da semana recolhendo perguntas e pedidos de informação elaborados por estudantes e funcionários do complexo.

O objetivo é organizar a sabatina, centralizar temas e conseguir manifestação direta da administração sobre as informações mais polêmicas, como a suspeita de fraudes em contratos e licitações que provocaram busca da Polícia Federal na instituição.

Outro tema polêmico da sabatina deve ser a transformação do Hospital das Clínicas em autarquia estadual, inclusive com nomeação de diretores por indicação do governo do estado. Estudantes temem que a medida seja uma porta para processos de privatização do atendimento através dos convênios.

Os alunos temem ainda que toda a crise seja apenas uma forma de permitir a entrega do complexo Famema para uma OSS (organização Social de Saúde), entidade privada que passaria a gerir a instituição por convênio.

Será a primeira vez que a diretoria participa de um encontro aberto para discutir a crise, que começou no final do ano passado e agravou-se- neste ano com um impasse. A Famema alega corte de repasses, o governo do Estado nega os cortes e determinou auditoria nas constas da instituição.

Além de uma auditoria por técnicos do governo, em alguns dias deve ser concluída licitação para contratar auditoria externa, a ser feita por uma empresa com custo aproximado de R$ 450 mil.