Marília

Sabores do Mundo mostra prato e cultura Irlandesa em Marília

Sabores do Mundo mostra prato e cultura Irlandesa em Marília

A história de vida de Thomas Daniel Conor Henniry, que cursa Pedagogia na Unimar (Universidade de Marília) depois de trocar a Irlanda pela vida no Brasil foi tema de fundo para mais uma edição do projeto Sabores do Mundo, que usa gastronomia para promover inclusão social e cultural na cidade.

A história de Connor, como ele é conhecido, mudou quando conheceu Raquel, em namoro que fluiu e hoje, 10 anos depois, segue em Marília e cresceu com chegada de Catarina, filha do casal, de apenas 6 anos.

Além de comntar como chegou a Marília, Connor falou da cultura na Irlanda e preparou um prato típico de seu país, o ‘Irisch Stew’, que nasceu como um poreparado de legumes – batata, cenoura e cebola – sem carne, especialmente em função da falta de condições econômicas de famílias mais pobres que tornaram o prato conhecido. 

Posteriormente, a carne de cordeiro foi acrescentada à receita original. “O cordeiro teve sua introdução no prato na época em que os irlandeses começaram a melhorar sua condição financeira”, relatou o imigrante na gravação do projeto, que une a Unimar e a Secretaria de Direitos Humanos na cidade.

O ensopado ‘Irish Stew’ sempre é preparado no início da semana para ser consumido nos dias seguintes. Na Irlanda, pratos assim sempre são elaborados em panelas de cerâmica elétrica.

“A carne de cordeiro, neste caso, é colocada para cozimento por duas horas. Enquanto  isso, as pessoas na Irlanda geralmente acabam fazendo outras atividades domésticas’, comentou Conor. Outra especiaria servida no projeto ‘Sabores do Mundo’ foi o café irlandês, feito de café normal e misturado com legítimo uísque irlandês, coberto com chantily e um toque de chocolate ralado, chamado de Firs Cofee. 

A secretária municipal de Direitos Humanos, Wânia Lombardi, acomapnhou o encontro conheceu a trajetória do imigrante irlandês ao participar da gravação do programa, que será levado ao ar dentro dos próximos dias.

“Ficamos felizes em poder conhecer um pouco da história deste aluno de Pedagogia e saber que o Brasil e Marília são feitos de histórias assim, de amor e trabalho”, disse.

A desgutação e contato teve ainda participação do vereador Sérgio Antonio Nechar, além de professores e coordenadores da Unimar. Compareceram a professora Walkíria Ferrer, coordenadora do Nipex/DRI da Unimar, coordenadora do curso de Nutrição Mara Marconato, além da família do irlandês Conor: sua esposa Raquel e a filha Catarina.