Marília

Saiu a vaga - Após liminar, menino de Marília com condição grave é internado em Rio Preto

Saiu a vaga - Após liminar, menino de Marília com condição grave é internado em Rio Preto

Duas semanas após o diagnóstico, dois dias após uma ordem judicial, apareceu a vaga hospitalar para atender o menino A.A.B., 9 anos, de Marília, com quadro grave de cardiopatia e situação delicada.

A criança, que foi internada no dia 21 de agosto, recebeu no dia 30 diagnóstico da condição cardíaca com indicação para transferência a um hospital referência na área. E começou a espera.

NO dia 12 a Vara da Fazenda Pública expediu liminar para que a Saúde do Estado abrisse a vaga pela central reguladora. Na manhã do dia 14 a família ainda esperava informações.

A mãe, S., disse ao Giro Marília que procurou a regional de Saúde e foi informada que havia contato com nove hospitais especializados mas ainda sem a oferta da vaga.

O menino foi levado para São José do Rio Preto, onde funciona uma unidade de referência em cardiologia infantil.

A condição rara do menino provoca riscos mesmo em caso de cirurgia, mas o diagnóstico do Materno Infantil de Marília mostra que ele precisa pelo menos de avaliações específicas, que são feitas nas unidades especializadas.

O A.A.B. apresenta quadro de miocardiopatia dilatada e disfunção sistólica importante no ventrículo esquerdo e moderada no ventrículo direito.

Significa dizer que o menino tem uma doença que leva à insuficiência cardíaca progressiva agravada por uma condição de disfunção que provoca incapacidade do coração em atuar com bombeamento de sangue. O risco é alto.