O atendimento a uma gestante de Marília uniu duas viaturas do Samu e permitiu um parto de bebê prematuro, uma menina, durante atendimento em Marília. A criança nasceu em frente á base da zona oeste com 33 semanas de gestação.
A mãe já havia sido atendida com sinais de aceleração do parto na semana passada. Foi medicada, orientada e liberada pelo Hospital materno Infantil.
Na manhã desta segunda-feira as contrações aumentaram. Uma unidade básica do Samu foi ao endereço, na zona oeste, constatou parto em estágio avançado e iniciou o transporte.
No meio do caminho o bebê apresentou o que é chamado de coroamento, quando a cabeça começa a despontar para o nascimento. Uma unidade de UTI que estava na rua após atendimento foi chamado e as duas equipes se encontraram em frente à base da Polícia Rodoviária., onde a criança nasceu.
“A decisão na verdade não foi da equipe, foi do bebê da mãe”, brincou o médico João Victor Bazzo Tiveron, que atendeu a mãe no local. “Fizemos todo o atendimento de aspiração, estimulo à respiração e levamos a criança e a mãe ao HM bem, a menina corada, respirando sem aparelhos.”
O médico conta que não foi seu primeiro parto em viatura. A menina foi a terceira filha da mãe, que já apresentava histórico de parto prematuro e atendimento em urgência por viatura.
A mãe Priscila, 20, foi levada ao centro cirúrgico logo após internação e passa bem. Isabela, a criança, nasceu com 2,6 quilos e 45cm. Também passa bem segundo a assessoria de comunicação do Complexo Famema, responsável pelo atendimento no hospital.
Além do médico, participaram da equipe que fez o parto a enfermeira Kelly Vasconcelos, a técnica em enfermagem Cleide e os condutores Eliézer e Cláudio Dutra.
Equipe do Samu responsável pelo atendimento e parto na viatura em Marília – Divulgação