Marília

Santa Casa de Marília discute prevenção a bactérias multirresistentes

Médica Neila Raquel fala sobre prevenção a bactérias multirresistentes – Divulgação
Médica Neila Raquel fala sobre prevenção a bactérias multirresistentes – Divulgação

A médica responsável pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Neila Raquel Capelli da Silva, fez palestra nesta segunda-feira no hospital sobre cuidado com “Bactérias Multirresistentes”

 “As bactérias multirresistentes são micro-organismos resistentes a uma ou mais classes de antibióticos. Algumas medidas de prevenção importantes no ambiente hospitalar são: a não utilização de adornos (aneis, pulseiras, brincos, relógio, etc) para garantir uma boa higienização, principalmente das mãos; manter a unha das mãos curtas; não utilizar telefone celular enquanto estiver perto dos pacientes, pois o aparelho pode passar a ser um veículo de transmissão de bactérias; manter a vacinação em dia; evitar assumir turno de trabalho se estiver doente; e higienizar as mãos com água e sabonete e álcool”, salientou Neila.

A palestra foi apresentada na abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), na manhã deste dia 26 de junho, no salão de reuniões da instituição.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que, para evitar que a resistência das bactérias seja acelerada, é fundamental o funcionamento de um serviço de controle de infecção hospitalar eficiente e o desenvolvimento de novos antibióticos de forma constante, entre outros pontos já enfatizados anteriormente.

De acordo com a profissional do SCIH da Santa Casa, é importante haver a prescrição correta do medicamento e quando o tratamento estiver em curso o ciclo de uso do antibiótico não pode ser interrompido. “Se o paciente para de tomar o antibiótico, a bactéria pode ganhar mais resistência”.


Milton Tédde, provedor da Santa Casa, na palestra de abertura da Semana de Prevenção de Acidentes – Divulgação
O provedor da Santa Casa, Milton Tédde, destacou a importância do trabalho da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e de se levantar possíveis problemas existentes para o apontamento de soluções.

“Os nossos colaboradores enxergam tudo e a comissão, em especial, trabalha para garantir a segurança no trabalho. Tenho 38 anos como voluntário no hospital, que é a minha segunda casa. Precisamos dar as mãos e cuidar da Santa Casa, porque assim estaremos contribuindo para a saúde da população em geral”.

O superintendente do hospital, Sérgio Stopato Arruda, agradeceu o empenho da comissão nas ações cotidianas e também na realização da Sipat. “Sabemos da preocupação do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e da Cipa com a segurança dos nossos colaboradores e fazemos questão de prestigiar esta semana tão importante”.

A Sipat da Santa Casa acontece de 26 a 30 de junho com diversas atividades para conscientizar os colaboradores sobre importantes ações que garantam a segurança no trabalho. 

Neste dia 27 de junho (terça-feira), às 8h, a profissional do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) Sônia Cristina Perez fala sobre “Aposentadoria”. Teatro sobre a “Síndrome de Burnout” será exibido às 10h com o Núcleo de Psicanálise. Às 14h, é a vez da médica do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa, Edilaine de Oliveira.

Palestra motivacional estará sendo realizada no dia 28 de junho (quarta-feira), às 8h, com o coaching Val Trombella. O profissional que atua na Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa,Thiago Lucas Corrêa dos Santos Gomes, vai explanar sobre “Doença como caminho”, às 14h e às 15h será o momento de atividade de zumba com a professora de dança Amanda.

A gincana educativa da edição 2017 da Sipat vai ser promovida no dia 29 de junho e vai contar com as provas de paródia musical, fotografia, passa ou repassa e bingo. Todas estas atividades trazem discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho de maneira informal e interativa. Cada grupo da gincana tem de nove a doze participantes. 

Os grupos que se destacarem como primeiro e segundo lugar serão premiados com medalha de ouro e prata, além de receberem um lanche especial em comemoração à atividade desenvolvida em grupo.  

No dia 30 de junho (sexta-feira), a Sipat vai ser encerrada com palestras sobre “Acidentes no Trajeto”, com Marcelo Mittermayer (às 8h) e “Aposentadoria”, com Sônia Cristina Perez (14h).