Com participação das equipes de Infraestrutura, Manutenção e Engenharia Clínica, a Santa Casa de Misericórdia de Marília concluiu a fase de testes do novo grupo gerador de energia elétrica do hospital. O equipamento recém instalado tem capacidade de 625 Kva e substitui o anterior (400 Kva). A conquista foi obtida por meio de emenda parlamentar.
Mais seguro e com maior eficiência energética, o novo gerador possui um tanque para mil litros de óleo diesel. O consumo é de aproximadamente 90 litros por hora, resultando em autonomia de quase 12 horas. A carga média atual da Santa Casa, durante os testes, atingiu cerca de 50% do total suportado.
O engenheiro clínico Alessandro Zamperlini Jorge explica que equipamento instalado é o modelo de maior capacidade atualmente fabricado no Brasil (empresa Cummins) e sua escolha foi resultado de pesquisas, visando as necessidades atuais e futuras do hospital. “Como se trata de um grande investimento, tem que ser a longo prazo”, afirma.
O grupo novo conta com uma ampla cabine, construída em alvenaria e projetada para total segurança do complexo de saúde, com rigoroso controle de acesso. O isolamento de ruído foi um dos itens observados. “O resultado foi muito bom. Chega a ser menos da metade do atual. Isso é importante para preservar o conforto dos pacientes e dos funcionários”, ressalta Alessandro.
O engenheiro Marcos Stroppa lembra que o gerador, anteriormente fonte única em caso de emergência, continua à disposição. “Embora antigo, recebe manutenção adequada e será acionado automaticamente em caso de falha do grupo gerador principal fazendo parte do nosso plano de contingência se houver falta de fornecimento de energia elétrica. Dessa forma, temos segurança adicional”, afirmou o coordenador.