Marília

Santa Casa engrossa campanha por doação social do IR; veja como fazer

Santa Casa engrossa campanha por doação social do IR; veja como fazer

A doação de recursos do Imposto de Renda der forma direta para atendimento social ganhou apoio da Santa Casa de Marília, que divulgou nesta quinta-feira um alerta sobre a possibilidade e a importância do repasse.

No caso do hospital, os contribuintes podem doar 3% do imposto devido ao Programa de Atendimento Multidisciplinar Integrado e Humanizado nas Unidades Pediátricas e outros 3% ao Programa de Atendimento Multidisciplinar Integrado e Humanizado ao Idoso Hospitalizado.

O repasse acompanha a declaração do IR (Imposto de Renda), que pode ser entregue à Receita Federal até o próximo dia 31, mas os valores encaminhados para atendimento social na cidade ainda são baixos em relação ao volume de arrecadação.

A Santa Casa destaca no comunicado que 70% de seus procedimentos são feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que atende 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

Além do hospital, instituições de atendimento a crianças e adolescentes ou de suporte a idosos podem receber os recursos na cidade. Para todas elas o procedimento é o mesmo, só muda a escolha do nome no momento do repasse

Confira o passo a passo

Ao final do preenchimento da declaração vá ao menu do lado esquerdo em “Fichas da declaração” e na opção “Doações diretamente na declaração”, onde já estará selecionado “Criança e adolescente” e “Pessoa Idosa”.

No canto inferior direito clique em “Novo”, escolha o tipo de Fundo: “Municipal”. Selecione a Unidade Federal “São Paulo”, o município de “Marília” e o valor máximo para doação é automaticamente informado pelo sistema da Receita Federal no campo “Valor disponível para doação”. Insira o valor a ser doado e clique em “Ok”.

Vá até a opção de imprimir e clique na opção “Cadastro da Doação por Darf”, “Doações diretamente na declaração (ECA ou Pessoa Idosa)”.

A escolha da entidade é feita após o pagamento do boleto e deve ser feita pela internet, no site do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ou do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília.

Para crianças, o conselho oferece a opção “cadastro da doação por Darf”, em seguida, “Pessoa Física” e a seleção da entidade. Já no site do Conselho dos Direitos do Idoso, acesse o ícone “Doação”, posteriormente vá em “Pessoa Física ou Jurídica: Doar”, escolha entre as entidades.